Xi Jinping fala em ‘progresso’ na relação entre EUA e China após encontro com Blinken

Após evitar a confirmação do encontro por dias, o líder chinês, Xi Jinping, recebeu o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, por cerca de 35 minutos no Grande Salão do Povo, na Praça da Paz Celestial, em Pequim —onde ele se reúne com mandatários estrangeiros.

Na transmissão da rede estatal CCTV, Xi falou a Blinken que “os dois lados fizeram progressos e chegaram a acordos sobre algumas questões específicas”, o que “é muito bom”. Acrescentou Xi: “Espero que através desta visita, senhor secretário, você faça contribuições mais positivas para estabilizar as relações China-EUA”.

Blinken falou a Xi que a maior estabilidade nas relações bilaterais é do “interesse do mundo”, não só dos EUA e da China.

Segundo o comunicado posterior chinês, Xi disse ainda que o principal diplomata do país, Wang Yi, e o ministro do exterior, Qin Gang, “descreveram suas conversas [com Blinken] como francas e profundas”, dando a entender que foi o resultado delas que permitiu o encontro com o líder, ao final.

Um movimento simbólico para aliviar as tensões da chamada Guerra Fria 2.0, o encontro culminou o esforço dos dois dias anteriores para reativar as comunicações entre as superpotências e reduzir o risco de conflito. A visita de Blinken estava prevista para fevereiro, mas foi suspensa por Washington após um suposto balão de espionagem chinês ser abatido no espaço aéreo americano.

Mais informações em instantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *