Teatro Tablado inaugura ‘calçada da fama’ no Jardim Botânico

O Tablado, uma das escolas de teatro mais tradicionais do Rio, inaugurou uma “calçada da fama” na porta de sua sede, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, nesta segunda-feira (20). Parte das pedras portuguesas que cobriam o chão foi substituída por azulejos com os nomes de mais de 100 peças apresentadas no local, fundado em 1951 pela escritora e dramaturga Maria Clara Machado.
“Essa calçada representa a memória de um teatro pequenininho que fica no Jardim Botânico, entre o canal e a Lagoa. É uma grande memória das pessoas que passaram aqui em 72 anos”, comemorou a diretora artística do Tablado e sobrinha da fundadora, Cacá Mourthé.
Além dos nomes das peças estampados no chão, quem passar pelo local também poderá acessar um QR Code, colocado no muro do teatro, com informações sobre as obras e os nomes dos artistas envolvidos nas montagens. “O Cavalinho Azul”, “Pluft, o Fantasminha” e “A Menina e o Vento” são algumas das produções eternizadas. A obra foi viabilizada pela associação de moradores do Jardim Botânico.
Para Ricardo Kosovski, presidente do Tablado, o diferencial da iniciativa é a substituição do nome dos artistas pelas peças que foram montadas no teatro. “Calçadas da fama costumam ser uma coisa muito personalista. Essa pequena calçada, de uns 40 metros, abriga milhares de pessoas, se levarmos em consideração que cada peça mobiliza entre 50 e 100 profissionais”, explicou.
Em 2021, o espaço, berço de nomes como Malu Mader, Drica Moraes, Fernanda Torres, Cláudia Abreu, Fernando Caruso, entre outros, foi declarado Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
Praça reformada
A praça ganhou um chão vermelho, bancos coloridos e uma frase de Maria Clara Machado estampada no muro do parquinho: “O Tablado é uma grande experiência Humana”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *