Rua da Carioca inicia obras para receber primeiro polo cervejeiro do Rio
Projeto busca resgatar o charme da região, que por décadas foi referência em comércio especializado e na vida noturna carioca
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou, neste sábado (16), o início das obras de reurbanização da Rua da Carioca, no Centro, em continuidade ao processo de transformação urbana do endereço na Reviver Rua da Cerveja. Trata-se do primeiro polo cervejeiro da cidade e novo ponto turístico de lazer, cultura e gastronomia.
“Agora, vamos iniciar as obras de requalificação do espaço público, das ruas, da calçada. Vamos tornar ainda mais agradável esse lugar. Vai ter um calçamento diferenciado, um ambiente mais agradável para o pedestre. Acho que a experiência de revitalização do Centro do Rio já está inspirando várias outras cidades do Brasil, principalmente, as capitais”, disse o prefeito.
Com projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, as obras terão duração de um ano e serão executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Elas incluem recuperação da drenagem e pavimentação, além de melhorias na acessibilidade. Mais de 7,5 mil metros quadrados de área pública serão recuperados por meio dessas ações. O valor do projeto está estimado em R$ 2,9 milhões.
Rua da Cerveja
Ao todo, nove cervejarias assinaram com a Prefeitura do Rio, e cinco já estão abertas. São elas: Vírus Bier (número 55), Martelo Pagão e Piedade Cervejaria (números 76-74), além de Tio Ruy e Búzios (números 17-15) que abriram sob o nome Cotovelo, numa parceria dos donos com o empresário Raphael Vidal.