Queimados investe cerca de R$ 12 milhões em três novas UBS para ampliar atendimento de saúde
A Prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense, está dando um passo importante para garantir mais qualidade de vida e atendimento digno à população. Estão em construção três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros Vila das Mangueiras, Vila São João e São Miguel. Juntas, as unidades vão ampliar a cobertura da Atenção Básica no município. O investimento de cerca de R$ 12 milhões é fruto da parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal e busca desafogar outras unidades e oferecendo suporte qualificado nas regiões que mais cresceram nos últimos anos. A previsão é que as obras sejam concluídas ainda em 2025, e a expectativa é que cerca de 8 mil moradores sejam diretamente beneficiados.
Cada unidade está sendo planejada para oferecer um ambiente acolhedor, com equipes multiprofissionais de Saúde da Família, garantindo um atendimento mais próximo e personalizado à população. As novas UBS vão beneficiar moradores de áreas que, até então, precisavam se deslocar longas distâncias para conseguir uma consulta ou um exame simples.
As futuras unidades, em fase de obras, também terão salas de atendimento individualizado, de vacina, amamentação, curativos, farmácia, coleta de preventivo, refeitório, administrativo e muito mais. Com a ampliação da cobertura da Atenção Básica, Queimados caminha para um cenário em que a prevenção será prioridade. “A saúde começa na base, com o acompanhamento das famílias, com a escuta atenta, com o cuidado constante. E é isso que estamos ampliando com essas obras”, afirmou o secretário de Saúde.
UNIDADES DE SAÚDE
A Unidade Básica de Saúde da Vila das Mangueiras é a que está com as obras mais adiantada. Atualmente com cerca de 50% de conclusão, o equipamento público será porte 2, ou seja, com o dobro da capacidade de atendimento, e terá 10 salas, incluindo consultórios especializados para atendimentos odontológicos, ginecológicos e pediátricos.
A UBS que está sendo construída na Vila São João servirá para atender toda população da região, além dos futuros moradores do Condomínio Residencial Dona Ivone. Em parceria com a União, através do Ministério das Cidades, a nova unidade de saúde também será de porte 2 e terá papel fundamental no atendimento aos moradores de toda região.
A outra unidade será no bairro São Miguel e será fundamental para aumentar a cobertura de atenção básica numa região importante do município. O equipamento público também é em parceria com o Ministério das Cidades, através do Novo Pac.