PUC-Rio abre inscrições para o Vestibular 2026 com lançamento dos cursos de Sustentabilidade e Farmácia
Com formações interdisciplinares e voltadas para a inovação, os cursos de Sustentabilidade e Farmácia reforçam o compromisso da universidade com as demandas do mercado de trabalho e da sociedade
Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da PUC-Rio, que, neste ano, além dos tradicionais cursos de graduação, oferece dois novos cursos: Bacharelado em Sustentabilidade e Bacharelado em Farmácia. As provas presenciais serão aplicadas nos dias 12 e 19 de outubro, no campus da Gávea, e o resultado final está previsto para 25 de novembro. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 8 de setembro pelo site (www.puc-rio.br/vestibular).
As novidades reforçam o compromisso da universidade com a inovação curricular e a formação de profissionais capazes de atuar nos grandes desafios contemporâneos, como as transições ambiental, social, tecnológica e sanitária. Ambas as graduações serão ofertadas em regime presencial, com propostas pedagógicas interdisciplinares, currículos flexíveis e forte integração entre ensino, pesquisa e extensão.
“O lançamento dos novos cursos de Sustentabilidade e Farmácia reafirmam o nosso compromisso com a formação de profissionais capazes de promover transformações concretas na sociedade. Trata-se de uma resposta acadêmica a demandas urgentes do nosso tempo, unindo excelência científica, inovação curricular e uma sólida orientação ética”, afirma Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., reitor da PUC-Rio.
Bacharelado em Sustentabilidade
A nova graduação em Sustentabilidade será o primeiro curso presencial do país seguindo as linhas mais atuais do ensino, pesquisa e extensão. Nesta proposta, meio ambiente, políticas públicas e inovações técnicas se associam na formação de profissionais preparados para atuar na gestão, formação para o mercado de trabalho e na atuação socioambiental multinível no mundo atual e futuro.
O curso de Sustentabilidade busca desenvolver, nos estudantes, capacidades em três domínios: o comportamental, o cognitivo, e o socioemocional, como proposto nos objetivos de aprendizagem da UNESCO. O currículo articula competências, habilidades e atitudes-chave para o profissional em sustentabilidade, com ênfase em: Pensamento sistêmico, “Antecipação” ou capacidade de pensamento futuro, Pensamento normativo ou o pensamento de valores, Competência estratégica e Competência interpessoal e de liderança.
A graduação é voltada à formação de profissionais aptos a intervir em sistemas socioecológicos e sociotécnicos. O curso articula conhecimentos das ciências naturais, sociais e tecnológicas para desenvolver soluções frente aos desafios da sustentabilidade. Entre os temas abordados, estão mudanças climáticas, ecologia industrial, logística reversa, produção limpa, saneamento e cidades inteligentes.
Com quatro anos de duração, a formação adota metodologias ativas, como estudos de caso e projetos práticos, além de permitir ao aluno a escolha de disciplinas eletivas em diferentes áreas do conhecimento, conforme seus interesses acadêmicos e profissionais. O curso também dispõe da possibilidade do estudante poder concluir a graduação e o mestrado em 5 anos.
Bacharelado em Farmácia
O curso de Bacharelado em Farmácia é estruturado em dez períodos, e nasce a partir da experiência consolidada da universidade nas áreas da química, saúde e inovação tecnológica. O curso oferece uma formação ampla e atualizada, com forte ênfase em atenção farmacêutica, bioquímica clínica, desenvolvimento de cosméticos, empreendedorismo farmacêutico e pesquisa em novos fármacos.
Dividido em quatro grandes eixos, Tecnologia e Inovação em Saúde, Cuidado em Saúde, Gestão em Saúde e Práticas Integradoras, o currículo prioriza a exposição precoce dos alunos a problemas reais e à prática profissional desde os primeiros períodos. Estão previstos 870 horas de estágio obrigatório, o que demonstra uma conexão forte com a prática profissional ao longo da graduação, além de projetos de extensão comunitária e a possibilidade de cursar disciplinas da pós-graduação.
O aluno também pode optar por trilhas formativas conforme sua afinidade, escolhendo entre: Química farmacêutica e medicinal, Alimentos funcionais e nutracêuticos, Cosméticos e estética e Gestão e empreendedorismo em Farmácia
Modalidades de ingresso e cronograma
A PUC-Rio oferece três formas de ingresso para 2026: pelo vestibular tradicional, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021 a 2025, ou por exames internacionais (Abitur, AP, Bac e IB). No Requerimento de Inscrição, o candidato deverá indicar as modalidades de ingresso que deseja utilizar para concorrer simultaneamente.
Se o candidato optar por concorrer por mais de uma modalidade de ingresso, será considerado, em cada convocação, o seu melhor resultado. Se for eliminado em uma das modalidades, continuará a concorrer às vagas reservadas para as outras vias de ingresso nas quais estiver inscrito. Independentemente da forma escolhida, é obrigatória a inscrição no concurso vestibular da universidade.
Calendário do Vestibular PUC-Rio 2026:
Inscrições: até 08/09/2025
Cartão de confirmação: disponível a partir de 26/09/2025
Provas presenciais: 12 e 19/10/2025
Resultado e 1ª chamada: 25/11/2025
Matrícula da 1ª chamada: de 25/11 a 04/12/2025
Mais informações e o edital completo estão disponíveis em: