PST e CEREST-No realizam ‘sala de espera’ na UBS Fiteiro, em Itaperuna
Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde realiza importante trabalho no município, intensificando inclusive, ações nas UBS (Unidade Básica de Saúde) de bairros e distritos.
Na última terça-feira, 07, a equipe do Programa Saúde do Trabalhador (PST), juntamente com o apoio técnico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Noroeste Fluminense (CEREST-No) realizaram uma ‘sala de espera’ na UBS Fiteiro.
Na oportunidade, os profissionais abordaram o tema “O uso de antibióticos e automedicação”, objetivando orientar e conscientizar os trabalhadores sobre o uso indiscriminado de medicamentos que podem levar a sérios problemas de saúde.
O uso de antibióticos e a automedicação são assuntos importantes, que precisam ser debatidos junto à sociedade. Ao receber uma prescrição de antibióticos, siga rigorosamente as instruções do médico quanto à dosagem e duração do tratamento. Não pare de tomar o medicamento antes do tempo indicado, mesmo que você se sinta melhor, pois, isso pode levar à resistência bacteriana.
Complete o ciclo de tratamento conforme prescrito, mesmo se você estiver se sentindo melhor antes do término. Parar o tratamento prematuramente pode deixar algumas bactérias sobreviventes, o que pode levar a uma recaída.
Já em relação a automedicação, ou seja, o uso de medicamentos sem orientação médica, é algo perigoso e pode resultar em consequências graves para a saúde. Sem um diagnóstico adequado, a pessoa corre o risco de escolher o medicamento errado ou uma dosagem inadequada.
As equipes reforçaram a necessidade de o paciente, sempre que estiver doente, consultar um médico ou outro profissional de saúde qualificado, afinal, eles podem determinar o tratamento adequado com base em um diagnóstico preciso.
O uso responsável de antibióticos e a prevenção da automedicação são essenciais para a eficácia do tratamento de doenças, a prevenção da resistência bacteriana e a promoção da saúde pública.