Policial Militar é baleado de raspão da cabeça no Morro São João
Um policial militar foi baleado de raspão na cabeça no Morro São João, no Engenho Novo, na Zona Norte, na manhã desta segunda-feira (2). O agente, identificado como Cláudio Muniz, deu entrada no Hospital Municipal Salgado Filho, mas foi transferido para o Hospital Central da PM, por falta de tomógrafo na unidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o equipamento apresentou defeito na madrugada e a assistência técnica do fabricante Canon segue trabalhando para o reparo. Na unidade, o agente foi estabilizado, passou por avaliação da neurocirurgia e realizou exames de imagem. O raio-x confirmou que não há projétil alojado.
De acordo com a Polícia Militar, os agentes da UPP São João foram atacados a tiros por criminosos durante patrulhamento na região.
Rotina de violência
Traficantes do Morro São João, dominado pelo Comando Vermelho (CV), estão em guerra com criminosos do Morro dos Macacos, controlado pelo Terceiro Comando Puro (TCP). Os grupos protagonizam constantes confrontos devido à disputa por território, levando pânico a moradores das duas comunidades, que estão há aproximadamente 4 km de distância.
No último dia 17, dois homens foram baleados no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, em meio a um confronto com traficantes da comunidade rival.
No dia anterior, a região foi alvo de uma operação da Polícia Militar para coibir a disputa territorial entre os criminosos rivais. A ação, que contou com mais de 50 policiais e reforçou o policiamento nas regiões, afetou unidades de saúde e educação.
Na mesma semana, comerciantes foram surpreendidos por informações sobre um suposto toque de recolher e uma possível invasão no Morro dos Macacos. Na ocasião, a PM enviou equipes ao local e constatou que a informação não procedia. O boato causou impacto no bairro e relatos apontaram que lojas haviam sido fechados por ordem do tráfico.
Um dia antes, a PM já havia realiza uma outra operação nas comunidades. Durante a ação, militares foram atacados a tiros e houve confronto. Após os disparos, os agentes prenderam um suspeito e apreenderam uma pistola, munições e um aparelho celular.