Policiais são atacados por criminosos durante patrulhamento no Morro dos Macacos
Policiais militares foram atacados a tiros por criminosos durante patrulhamento do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, na manhã desta segunda-feira (14). Em nota, a corporação informou que os agentes estavam dentro de um veículo blindado e não revidaram, enquanto os bandidos conseguiram fugir pela área de mata da comunidade.
O conflito acontece após dias com intensos tiroteios no local. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizou, na última sexta-feira (11), uma operação no morro que resultou na morte de Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento, vulgo Titauro. Ele era apontado como a principal liderança do Comando Vermelho (CV) na tentativa de invasão da facção à comunidade.
Titauro possuía uma extensa ficha criminal, com mais de 60 anotações de registros de ocorrência e dois mandados de prisão em aberto. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Federal do Andaraí, mas não resistiu.
Um dia após a morte do criminoso, o Morro dos Macacos voltou a ser palco de confronto entre policiais e traficantes no último sábado (12). Moradores relataram os momentos de terror nas redes sociais. “Festinha junina das crianças na escola e simplesmente eles não conseguem sair de casa por conta dos tiros, que não param”, escreveu uma internauta.
Entenda a disputa na região
Desde o ano passado, o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro (TCP) travam uma disputa pelo controle do Morro dos Macacos. Os conflitos se intensificaram neste ano, com direito a símbolos das facções espalhados pela comunidade.
Atualmente, o TCP domina o morro, mas os constantes tiroteios na área são resultado de uma tentativa de expansão territorial do CV, com traficantes do Morro do São João, no Engenho Novo, buscando aumentar sua influência. A distância de cerca de 4 km entre as duas comunidades facilita a mobilização dos bandidos.