Polícia Militar prende 13 suspeitos e apreende cinco fuzis em operações na Zona Norte
Em três operações simultâneas realizadas na Zona Norte da capital, policiais militares efetuaram 13 prisões e apreenderam cinco fuzis, duas pistolas e uma granada. As operações, que continuam em andamento, foram deflagradas nas primeiras horas desta segunda-feira (14/07) em comunidades sob influência das principais facções criminosas que atuam no estado.
Com base em informações da área de inteligência da corporação, policiais militares de unidades operacionais de área e do Comando de Operações Especiais (COE) foram mobilizados para atuar nas comunidades da Serrinha, em Madureira; Primavera, em Cavalcante; e Pedreira, em Costa Barros.
— Nossas forças de segurança continuam no trabalho de combater a atuação dessas facções criminosas, que usam fuzis para atingir os policiais e a população em geral. Estamos fazendo a nossa parte; é necessário que o governo federal faça a dele, impedindo que essas armas de guerra continuem entrando no nosso estado – disse o governador Cláudio Castro.
Três operações simultâneas
No Morro da Serrinha, a operação é conduzida pelo COE, com emprego de efetivos do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
Durante o avanço das equipes do BOPE na localidade conhecida como São José da Pedra, os policiais militares foram alvo de disparos efetuados por criminosos fortemente armados. Houve confronto, e, após o cessar dos tiros, um dos responsáveis pelo ataque foi encontrado ferido. Com ele, foram apreendidos uma pistola, carregadores e munições. O suspeito foi socorrido ao Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, mas não resistiu aos ferimentos.
Simultaneamente, policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) ocuparam a comunidade da Primavera, em Cavalcante, com o objetivo de conter movimentações de integrantes da organização criminosa por áreas de mata que fazem divisa com a Serrinha. Ainda nos acessos à comunidade da Serrinha, policiais do BPChq prenderam outros quatro suspeitos.
No Complexo da Pedreira, em Costa Barros, equipes do 41° BPM (Irajá) atuaram nas imediações da Avenida Pastor Martin Luther King Jr. e da Estrada de Botafogo. Durante a operação, os militares se depararam com criminosos em deslocamento, o que resultou em novo confronto. Após estabilização da área, nove suspeitos foram detidos e houve a apreensão de cinco fuzis, uma pistola e uma granada.
— Essas operações representam um esforço estratégico e diário da Polícia Militar para enfraquecer e combater organizações criminosas que promovem violência e ameaçam a rotina da população. Neste ano, somente os policiais militares já apreenderam mais de 360 fuzis, utilizados por criminosos para dominar territórios e aterrorizar a sociedade — afirmou o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
O comando da Polícia Militar ressalta a importância da colaboração da sociedade. Informações podem ser repassadas de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia, pelo número (21) 2253-1177. Em casos de emergência, a Central 190 está disponível. Os registros em delegacias são essenciais para o avanço das investigações e o fortalecimento do combate à criminalidade.