Polícia Civil fecha call center do golpe na Zona Oeste do Rio
A Polícia Civil fechou, nesta quinta-feira (14), um call center, na Barra Olímpica, na Zona Oeste, onde funcionava uma empresa de empréstimos que enganava idosos em todo país. Três responsáveis pelo local foram presos em flagrante pelo crime de associação criminosa.
Os agentes identificaram um escritório de empréstimos que induzia idosos ao erro, omitindo informações relevantes no ato da contratação. No local, os policiais encontraram uma grande estrutura, cheia de computadores e telefones.
O call center clandestino funcionava com mais de 50 funcionários responsáveis pela captação dos clientes. Segundo a da 32ª DP (Taquara), os colaboradores seguiam à risca um roteiro de persuasão para convencer pessoas endividadas a fazerem uma portabilidade da dívida, com juros mais baixos e ganhando um valor por essa ação.
Contudo, os clientes não eram informados que a dívida original só iria crescer, independente da quantidade de parcelas já quitadas. Além disso, os policiais identificaram reclamações que o banco citado no contato telefônico era diferente do ofertado originalmente e os valores depositados muitas vezes não eram os combinados.
A empresa possuía mais de 80 reclamações em uma plataforma de reputação on-line. A conduta criminosa foi confirmada pelos agentes durante os depoimentos das funcionárias ouvidas na sede policial.
Diante dos fatos, os três responsáveis pelo local foram presos e a conduta das demais funcionárias será individualizada. Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional.