PM e Civil fazem operação contra expansão do Comando Vermelho na Zona Oeste

Policiais civis e militares realizam, nesta quarta-feira (13), uma operação contra a expansão territorial da facção criminosa Comando Vermelho, na Zona Oeste. Na Gardênia Azul e Cidade de Deus ônibus chegaram a ser sequestrados e usados como barricadas. Até o momento, dois suspeitos foram mortos, um baleado e outros quatro presos.

Dentre os detidos estão dois são seguranças do Ygor Freitas de Andrade, conhecido como Matuê. O ferido, conhecido como “Da Bahia”, seria responsável por roubo de cargas na região e segue preso sob custódia. Os demais ainda não foram identificados.

Na ação, o agentes também apreenderam três adolescentes e encontraram dois fuzis, uma pistola, um revólver, munições e granadas, além de um caderno de anotações do tráfico.

Ainda pela manhã, bandidos incendiaram barricadas na comunidade vizinha, a Cidade de Deus, para impedir a passagem dos agentes pela região. Em outro ponto, pneus foram queimados na Avenida Ayrton Senna, no sentido Linha Amarela, na altura da Gardênia. No local, uma faixa precisou ser interditada por cerca de meia hora, sendo liberada por volta das 7h.

Por volta das 11h, uma equipe do DIA flagrou o momento em que homens fecharam e tentaram atravessar um caminhão na Avenida Coronel Muniz de Aragão. Em seguida, agentes liberaram a via e removeram os obstáculos. O clima ainda é de tensão ao redor das comunidades.

A Gardênia Azul, área anteriormente dominada por uma milícia, vem sendo alvo de disputas territoriais com ofensivas cada vez mais violentas por parte de traficantes do CV.

Além de conter a expansão da facção, a operação tem como objetivo forçar o recuo do grupo criminoso, liberar o território e cumprir mandados de prisão. Para isso, foram reunidas informações de inteligência da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do 18º BPM (Jacarepaguá) e dos setores de inteligência da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) e da 22ª DP (Penha).

Impactos

Devido a ação, duas unidades de saúde que atendem a região suspenderam o início do funcionamento e avaliam a possibilidade de abertura nas próximas horas. A Secretaria Municipal de Educação informou ainda que, na Cidade de Deus, 11 escolas interromperam as aulas. Na Gardênia Azul, outras seis unidades foram impactadas.

Segundo o Rio Ônibus, nove linhas estão sofrendo desvio em seus itinerários. Em 2025, 85 coletivos já foram sequestrados.

Ônibus sequestrados e utilizados como barricadas

C47637 – 368 (Riocentro x Candelária)
C30299 – 550 (Cidade de Deus x Gávea)

Linhas com desvios na região

348 Riocentro x Candelária
353 Gardênia Azul x Term. Gentileza
368 Riocentro x Candelária
600 Taquara x Saens Peña
611 Camorim x Del Castilho
691 Cidade de Deus x Méier
861 Curicica x Rio das Pedras
900 Merck x Downtown
990 Merck x Joatinga

Operação Contenção

A ação integra a Operação Contenção, uma ofensiva estratégica para impedir e combater o avanço territorial do Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio. O principal objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *