Palácio Tiradentes bate recorde de público com 7.500 visitantes no primeiro semestre de 2025

Número é 43% maior do que no mesmo período de 2024. Além disso, cerca de 49% dos visitantes são do Estado do Rio, seguidos por chilenos, argentinos e franceses.

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), recebeu cerca de 7.500 visitantes no primeiro semestre de 2025. O número de visitas é um recorde dos últimos anos, sendo 43% maior do que o registrado no mesmo período em 2024. O edifício, que está prestes a completar 100 anos, promete ser um dos principais roteiros do Centro do Rio durante as férias deste mês de julho. A visita guiada se encontra aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

No perfil de visitantes, moradores do Estado do Rio são os que mais visitam o Palácio, chegando a 49% do público. Dentre os estrangeiros, os chilenos foram os que mais realizaram o passeio histórico, seguidos por argentinos e franceses.

“O Palácio Tiradentes é a história viva do Parlamento fluminense e um importante agente cultural no Corredor Histórico do Centro do Rio. Recebemos um público diverso, que inclui a população de todo o Estado, escolas, turistas do Brasil e do mundo, além de autoridades e instituições. Nestas férias conta com programações especiais, como exposições e espetáculo de música. A Casa do Povo está de portas abertas para o cidadão”, celebra Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da Alerj.

Reaberta em 2023, a visita guiada ao Palácio Tiradentes é gratuita e conta a história do Legislativo fluminense. Durante o passeio, é possível conhecer o Saguão Getúlio Vargas, Salão Nobre, Biblioteca Dona Maria Portugal, Plenário Barbosa Lima Sobrinho, Sala Tim Lopes e corredores históricos. Localizado na Praça XV, Centro do Rio, o edifício trata-se de uma construção imponente, inaugurada em 6 de maio de 1926, e que impressiona por sua beleza arquitetônica e relevância política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *