OAB Duque de Caxias promove o evento ‘Cannabis Medicinal é legal?’

A OAB de Duque de Caxias, realizou nesta segunda-feira (02), o evento ‘Cannabis Medicinal é legal?’. No qual foi debatido os efeitos do uso em várias patologias e a diferença para o uso tóxico.

Atualmente, 25 produtos de Cannabis Medicinal são aprovados pela Anvisa. A autorização depende da solicitação das empresas e cumprimento dos requisitos sanitários necessários. Os produtos são vendidos em farmácias e drogarias a partir da prescrição médica.

Além da compra nas farmácias, há o acesso via cultivo doméstico pelo paciente. Neste caso, o usuário precisa ser amparado por uma medida judicial para afastar qualquer interpretação de “clandestinidade” sobre o cultivo para fins terapêuticos.

O debate contou com a participação do presidente da OAB-DC Drº Wagner Botelho e da vice-presidente da OAB-RJ DrªAna Basílio, além do Dr. Alexandre Cardoso, pós-graduado em Medicina Canabinoide pela USP, e da Professora Doutora PhD, da UFRJ, Ísis Trevenzoli, da secretária municipal de saúde de Duque de Caxias, Célia Serrano, da secretária de defesa da pessoa com deficiência do RJ, Helena Werneck e do secretário da terceira idade de Duque de Caxias Fábio Martins.

Benefícios

O uso terapêutico da cannabis já é conhecida pelos efeitos benéficos que trazem a saúde, e em tratamentos de doenças como epilepsia, autismo, dores crônicas, insônia, ansiedade, alzheimer, parkinson e pelas características ansiolíticas, anti-inflamatórias e relaxante muscular.

A conversa, sobre ‘Cannabis Medicinal é legal?’, que aconteceu na OAB Subseção de Duque de Caxias, teve o objetivo de destacar a necessidade de mais debates sobre a Cannabis Medicinal, pois é necessário quebrar preconceitos já existentes na venda nas farmácias, importações dos produtos para o Brasil em todo mundo e a confirmação das ações terapêuticas em diversas patologias.

Diversos públicos, em geral, cidadãos, advogados, médicos, professores, alunos e universitários compareceram ao evento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *