Mangaratiba sedia ‘Jornada do Turismo Fluminense’
O município de Mangaratiba sediou na ultima quarta-feira (12) a ‘Jornada do Turismo Fluminense’. No evento aconteceu a apresentação do Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos, da Lei Estadual de Turismo, além da Oficina para elaboração do Plano de Ação Regional voltado a Costa Verde. A conferência, que aconteceu no Condomínio Condado Aldeia dos Reis, no Sahy, reuniu especialistas, operadores do trade turístico da região e representantes das cidades.
Os presentes assistiram a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, ministrada pela Consultora do SEBRAE-RJ, Ana Cláudia Peixoto. A apresentação do Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos e da Lei Estadual de Turismo foi efetuada pela Diretora de Gestão e Desenvolvimento da SETUR-RJ, Valéria Lima, e pelo vice-diretor da faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professor Carlos Alberto Lidízia.
Os especialistas destacaram a relevância no trabalho conjunto entre as cidades da região e a SETUR. Eles exaltaram ainda a importância em possuir um Conselho Municipal de Turismo ativo em cada município, e evidenciaram o potencial que a Costa Verde possui no Ecoturismo, Turismo Histórico Cultural, de Sol e Praia, Náutico, de Pesca, de Aventura, Gastronômico, e de Negócios.
A oficina de elaboração do Plano de Ação Regional foi mediada pelos Consultores do SEBRAE, e contou com o apoio dos especialistas, professores convidados e de equipes da SETUR-RJ e TurisRio. Os presentes também puderam auxiliar na construção do mesmo. A partir de agora, os planejamentos serão aplicados nos municípios participantes.
O secretário de Turismo e Cultura, Fernando Luís da Matta, exaltou o trabalho realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Mangaratiba.
“A gestão atual já alcançou grande progresso no nosso objetivo, que é alavancar o turismo em Mangaratiba. Nós realizamos o 1° Fórum de Turismo da cidade, fechamos parcerias com o SEBRAE RJ, e elaboramos a Lei do Conselho de Turismo (COMTUR), que vai permitir que o trabalho não seja interrompido ao longo dos anos. Estamos preparando uma base sólida. Com auxílio da população e dos operadores turísticos a cidade vai se desenvolver ainda mais, e os moradores só tem a ganhar”, afirmou.
Participaram do evento o subsecretário Estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix, a coordenadora da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, Márcia Araújo Calçada, a gestora de projetos do SEBRAE RJ, Tayssa Araújo, o secretário de Defesa Civil, Paulo Rogério Escarani, o subsecretário de Turismo e Cultura, Washington Santos, além de representantes de Angra dos Reis, Paraty e Itaguaí.
Sobre a Jornada do Turismo Fluminense
A ‘Jornada do Turismo Fluminense’ tem como objetivo auxiliar as cidades do Estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento do turismo. Através da construção do plano de ações regionais da SETUR, a ideia é explorar o potencial turístico adequado de cada local. O projeto conta com três principais etapas: Planejamento, Diagnóstico e Resultados.
A conferência vai contemplar as 12 regiões turísticas do Estado do Rio de Janeiro até setembro deste ano. São elas: Costa Doce, Caminhos da Serra, Caminhos da Mata, Águas do Noroeste, Caminhos Coloniais, Baixada Verde, Região Metropolitana, Serra Verde Imperial, Vale do Café, Agulhas Negras, Costa do Sol e Costa Verde.
O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-RJ), da TurisRio, do SEBRAE RJ, da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).