Light e Iguá fazem operação contra furto de energia e água na Taquara

 

A Light realiza, neste momento, uma operação de combate ao furto de energia elétrica, popularmente conhecido como “gatos”, na Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Cerca de 130 profissionais da concessionária estão nas ruas, com apoio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), para identificar e coibir irregularidades na rede elétrica.
Somente na parte da manhã, a Light já inspecionou estabelecimentos comerciais como lanchonete, estúdio de tatuagem e hamburgueria. Até o momento, 145 serviços já foram realizados no total e encontrados 20 locais com irregularidades. O responsável por uma choperia da região foi encaminhado para delegacia.
“A operação de hoje visa aprimorar a qualidade do serviço oferecido à população. As ligações clandestinas, além de configurarem crime conforme o artigo 155 do Código Penal, representam sérios riscos à integridade de quem as realiza e de toda a comunidade, comprometendo a qualidade do serviço e contribuindo para o aumento das interrupções. Dessa forma, nossas ações têm como foco a regularização do fornecimento, a proteção da população e a construção de um sistema elétrico mais eficiente e seguro para todos”, afirma Bruno Rodrigues, superintendente de Proteção da Receita da Light.
A Iguá, concessionária responsável pelo abastecimento de água em 19 bairros da Zona Oeste, também participa da operação, com 12 inspeções realizadas e a constatação de seis casos de desvio irregular de água. “Essa prática prejudica diretamente o funcionamento da rede de abastecimento e compromete a qualidade dos serviços. As ligações clandestinas impactam toda a população, pois reduzem a pressão e a disponibilidade de água, dificultam o planejamento operacional e elevam custos que poderiam ser investidos em melhorias. Nosso compromisso é atuar de forma integrada para combater essas irregularidades, garantindo mais segurança, eficiência e qualidade no fornecimento de água para todos”, ressalta Leonardo Soares, diretor de Relações Institucionais da Iguá.
Furto de energia: prejuízo para todos

De janeiro a maio deste ano, a concessionária regularizou 1.043 ligações clandestinas e normalizou cerca de 53 mil instalações irregulares em residências e comércios. No período, foram realizadas 60 mil inspeções, resultando na emissão de 23 mil notificações. Para se ter uma ideia do tamanho do desafio, a cada 100 clientes regulares, 35 furtam energia elétrica.

Parceria com o Disque-Denúncia

Para reforçar o combate a esse tipo de crime, a Light firmou parceria com o Disque-Denúncia. Agora, ligações clandestinas e furtos de cabos podem ser denunciados, de forma anônima, pelo número (21) 2253-1177, disponível 24 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *