Itaboraí retira palmeiras da Avenida 22 de Maio para replantio no Horto Municipal como parte da construção da ciclovia
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na última quarta-feira (13/08) a retirada de palmeiras na Avenida 22 de Maio, na altura do número 6900, para replantio no Horto Municipal. A ação faz parte do processo de revitalização urbana para construção da ciclovia da cidade, que terá mais de 10 quilômetros de extensão e promete se tornar um marco na mobilidade e lazer dos itaboraienses.
Considerada uma obra histórica, a ciclovia vai interligar diferentes bairros, incentivando o transporte sustentável e proporcionando mais segurança para ciclistas e pedestres. O projeto também prevê melhorias na pavimentação, sinalização e paisagismo de todo o percurso.
Desde o início da revitalização, 25 palmeiras já foram replantadas no Horto Municipal. O processo de replantio segue um protocolo técnico rigoroso: um técnico agrícola prepara o buraco, aduba a terra, realiza o coroamento externo, reimplanta a árvore e garante rega diária por 15 dias consecutivos para favorecer a adaptação da planta ao novo ambiente.
A iniciativa também fortalece a preservação ambiental. Com o enriquecimento do espaço verde no Horto, novas espécies de fauna têm sido observadas, como tucanos, que já passaram a frequentar o local.
“Este é um trabalho que muito nos orgulha aqui no município. Pois realizamos todo esse processo de forma consciente: fazemos todo o trabalho com equipamentos apropriados como caminhões munck e retroescavadeira, além de muita técnica, para garantirmos um replantio saudável e uma cidade mais sustentável”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira.
A retirada das árvores foi realizada durante todo o dia e contou com profissionais capacitados para garantir que nenhuma etapa comprometesse a saúde das palmeiras. As próximas fases da obra seguirão o mesmo padrão, alinhando desenvolvimento urbano e preservação ambiental.