Itaboraí realiza “tuberculose sobre Rodas” com serviços gratuitos à população

Com o objetivo de ampliar o acesso à informação, diagnóstico e tratamento da tuberculose, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (07/08) a ação “Tuberculose sobre Rodas”, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Realizada no Largo da Igreja Matriz São João Batista, no Centro, a atividade levou uma série de serviços gratuitos de saúde e assistência social à população, em especial às pessoas em situação de maior vulnerabilidade social.

A ação integrou o calendário do “Agosto Laranja”, mês de visibilidade da tuberculose, e marcou a mobilização conjunta em torno do Dia Estadual de Luta Contra a Tuberculose (06/08) e do recém-instituído Dia Municipal de Mobilização e Combate à Tuberculose (08/08), conforme o Projeto de Lei Nº 1069/2023.

A secretária municipal de Saúde, Analice Rangel, destacou a importância da mobilização territorial para o enfrentamento à doença.

“Esse tipo de ação descentralizada, como o ‘Tuberculose sobre Rodas’, é essencial para levarmos os serviços até onde a população está. A tuberculose ainda é uma realidade em muitos territórios e precisamos falar sobre ela, com informação de qualidade, diagnóstico precoce, acolhimento e tratamento. É assim que salvamos vidas”, afirmou a secretária.

Além do caminhão adaptado para consultas médicas com maior privacidade, voltado especialmente para os atendimentos de tuberculose e hanseníase, a ação também ofereceu aferição de pressão arterial, orientações sobre HIV, hepatites virais e ISTs, atividades de educação alimentar com a Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), serviços do CRAS Itinerante, como atualização do Cadastro Único, emissão de 2ª via de documentos, cortes de cabelo, Fundação Leão XIII, entre outros.

Representando o Programa de Tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde, Kelly Durval, ressaltou o papel da ação como ferramenta de combate ao preconceito e à desinformação.

“Esse é o mês de visibilidade da tuberculose, o Agosto Laranja. A tuberculose ainda é cercada de estigmas e preconceitos, então é fundamental explicar como se transmite, que tem tratamento, que tem cura. E essa ação em Itaboraí é um exemplo disso: falar sobre a doença e, ao mesmo tempo, oferecer outros serviços importantes. A gente precisa somar forças para alcançar quem mais precisa”, disse Kelly.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes Pereira, destacou que a ação cumpre um papel fundamental na busca ativa de casos e no fortalecimento do vínculo com os usuários.

“A tuberculose ainda é uma realidade em diversas comunidades e precisamos intensificar a busca ativa, o acolhimento e o acompanhamento dos casos. Essa ação foi um chamado à população, para que saibam que a tuberculose tem cura, e o diagnóstico precoce salva vidas”, reforçou a coordenadora.

A Prefeitura de Itaboraí reafirma seu compromisso com a saúde pública e continuará promovendo ações que aproximem os serviços da população, com foco no cuidado, na prevenção e na promoção da saúde.

Moradora do bairro Sossego, Maria Dilma Silva, de 65 anos, compartilhou sua história de superação.

“Eu amei tudo, fui muito bem atendida. Eu já tive tuberculose, foi uma fase muito difícil da minha vida, cheguei a pesar 31 quilos. Mas graças a Deus estou curada, fiz o tratamento aqui mesmo em Itaboraí. Hoje, estar aqui e ver esse cuidado com a população me emociona muito. É muito importante”, finalizou a aposentada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *