Itaboraí inicia construção do novo Plano Municipal de Segurança para os próximos anos
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG), deu início à elaboração do novo Plano Municipal de Segurança para o período de 2025 a 2034. A primeira reunião de apresentação e alinhamento das diretrizes aconteceu nesta quarta-feira (06/08), marcando o pontapé inicial de um processo que seguirá os parâmetros estabelecidos pelo Plano Nacional de Segurança, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Com foco em atender aos requisitos das Políticas Instrumentais e Finalísticas, o encontro teve como objetivo apresentar os principais tópicos que nortearão as próximas etapas do plano. A iniciativa busca garantir que a atuação da Guarda Municipal esteja em total conformidade com as obrigações federais, promovendo ações mais eficientes, estruturadas e alinhadas às necessidades da população.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Heitor Baldow, o trabalho segue as diretrizes determinadas pelo prefeito Marcelo Delaroli, com foco em planejamento, inovação e compromisso com a população.
“Estamos avançando na construção de um plano sólido e alinhado com o que há de mais atual na política nacional de segurança pública. Essa é uma orientação direta do nosso prefeito Marcelo Delaroli, que tem investido na valorização da Guarda Municipal e no fortalecimento da segurança em nossa cidade. As ações previstas no plano devem ser pautadas em quatro pilares: prevenção, integração, inteligência e tecnologia, para que possamos oferecer respostas rápidas e eficazes às demandas da população”, destacou o secretário.
Novas reuniões serão realizadas ao longo das próximas semanas para aprofundar o debate, com a colaboração de diferentes setores da gestão municipal. Após a consolidação das propostas, o plano será encaminhado para análise jurídica, fortalecendo o compromisso de Itaboraí com a segurança pública e a construção de uma cidade mais segura para todos.