Gradil e portões do Museu da República serão restaurados

Palácio do Catete segue aberto com entrada pelo jardim

 

O gradil e os portões de ferro e de madeira da entrada principal do palacete do Museu da República, na Rua do Catete, serão restaurados. A ação é mais uma etapa do projeto RevivaRio Museu da República, numa parceria da Equinor, empresa global de energia com sede no Rio de Janeiro, com o Instituto Carioca Cidade Criativa, responsável pelas intervenções, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

O objetivo do restauro é recuperar as peças, preservando suas características originais, com a reposição dos elementos ornamentais faltantes. Serão utilizados os mesmos materiais e técnicas construtivas da época, a fim de garantir seu pleno funcionamento e integridade estética.

 

Um detalhe curioso chama a atenção na fechadura da porta de ferro: a inscrição com o ano de 1864, vestígio preservado do passado.

 

As obras serão iniciadas nesta semana e o museu funcionará normalmente com entrada pelo jardim.

 

SOBRE O MUSEU DA REPÚBLICA

O jardim do Museu da República foi remodelado pelo paisagista francês Paul Villon em 1896, quando o Palácio – até então residência do Barão de Nova Friburgo –, passou a ser sede do Governo Federal e a se chamar Palácio do Catete. Em 1938, o local foi tombado pelo órgão responsável da época, hoje Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E em 1960, com a transferência da capital para Brasília, o Museu e suas dependências abriram definitivamente ao público. Hoje o jardim é o principal espaço público do bairro, um local de lazer e contemplação para frequentadores de todas as idades. Além de receber diariamente turistas nacionais e estrangeiros em visita ao Rio.

 

SOBRE A EQUINOR

A Equinor é uma empresa internacional de energia comprometida com a criação de valor a longo prazo em um futuro de baixo carbono. Presente no Brasil há mais de 20 anos, atuando com produção de óleo, gás e energias renováveis no país, a empresa acredita na importância da valorização da educação, da cultura, do esporte e da preservação de patrimônios históricos, como o Museu da República, contribuindo para a geração de valor de forma duradoura para a sociedade.

 

SOBRE O INSTITUTO CARIOCA CIDADE CRIATIVA

Criado em 2019 por Ana Luiza Piza e Heitor Wegmann Jr., dois ex-funcionários da prefeitura apaixonados e comprometidos com o Rio, o Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC) nasceu para ser o elo entre a sociedade civil, órgãos públicos e iniciativa privada, tornando viáveis projetos pela cidade. Por meio do modelo de parcerias público privadas (PPPs), o ICCC já foi responsável por projetos como a revitalização do Parque Nacional Municipal Dois Irmãos com as esculturas monumentais do arquiteto Oscar Niemeyer, além da reforma da Praça General Osório, do Parque da Catacumba e do portão do Parque Guinle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *