Governo do Rio transfere três lideranças criminosas para presídio federal
O Governo do Rio transferiu, nesta quarta-feira (02), mais três lideranças criminosas, consideradas de alta periculosidade, para o Presídio Federal de Catanduvas, localizado no Paraná. Eles foram identificados como Fernando Lemos Gonçalves, conhecido como ‘Bruxo’, Luiz Cláudio Serrat Correa, vulgo ‘Claudinho CL’, e Rubens Josué Werneck Marques Machado, o ‘Marretinha’.
A transferência foi realizada pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), em uma operação conjunta com a Polícia Federal (PF) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
Luiz Cláudio, o ‘Claudinho CL’, tem 34 anotações criminais por tráfico de drogas, associação para tráfico de drogas, homicídio, roubo majorado, associação criminosa, furto, coação ao longo processo, fuga e ocultação de cadáver. A atuação de Luiz foi como chefe no Morro do Cajueiro, em Madureira, com influências no Complexo do Alemão
Fernando Lemos, o ‘Bruxo’, já foi apontado como um dos chefes do tráfico de droga na Comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, até ser capturado em 2017. Ele também já chefiou um grupo criminoso que dominava o município de Rio das Ostras.
Já Josué Werneck, o ‘Marretinha’, também é considerado um detento de alta periculosidade e foi enviado para o mesmo presídio.
O trio cumpria pena no Complexo Penitenciário de Gericinó e foi transferido de helicóptero do presídio até a base aérea do Galeão, na Ilha do Governador.
O Governo do Rio solicitou a transferência lideranças criminosas, que estavam em presídios estaduais do Complexo de Gericinó, para presídios federais. A autorização foi concedida em 16 de junho pelo juiz Marcel Laguna Duque Estrada. A ação de transferência foi feita em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.