Governo do Rio dá início à Operação Shamar no combate à violência contra a mulher


Ação nacional prevê cumprimento de mandados de prisão e atividades socioeducativas em todo o estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e das polícias Civil e Militar, inicia, nesta sexta-feira (01/08), a Operação Shamar 2025 — uma força-tarefa nacional voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher. A operação integra a campanha Agosto Lilás e prevê uma série de ações ao longo do mês em todo o território fluminense.
 
As atividades incluem desde o cumprimento de mandados de prisão até ações socioeducativas em escolas, espaços públicos e redes sociais. Batalhões e delegacias contarão com reforço para o recebimento e encaminhamento de denúncias relacionadas a crimes de violência doméstica e familiar.
 
– Essa iniciativa representa mais do que uma ação de segurança pública, é um compromisso do nosso governo com a vida e a dignidade das mulheres. Não podemos tolerar nenhum tipo de violência de gênero, e vamos continuar mobilizando todas as forças necessárias para proteger quem mais precisa – afirmou o governador Cláudio Castro.
 
Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida
 
A Polícia Militar atuará de forma intensificada por meio da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, com foco na fiscalização de medidas protetivas, visitas de acolhimento e apoio direto às mulheres assistidas pelo programa. Situações de emergência continuarão a ser priorizadas pelo número 190.
 
Já a Polícia Civil realizará atividades de inteligência, investigação, prevenção, ações educativas e repressivas contra crimes praticados em todas as suas formas: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.
 
Coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Shamar mobiliza forças de segurança, instituições públicas e sociedade civil em uma atuação integrada em todo o país. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a proteção da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres, além de fortalecer a articulação com a rede de apoio às vítimas.
 
– A Operação Shamar reforça o papel das forças de segurança como agentes de proteção, com foco especial na escuta, no cuidado e no combate direto à violência contra a mulher – destacou Victor dos Santos, secretário de Segurança Pública.
 
O nome da operação vem do hebraico Shamar, que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar”, princípios que norteiam a atuação das forças de segurança na proteção e acolhimento de mulheres em situação de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *