Fotógrafo brasileiro desaparece durante escalada de montanha no Peru

Edson Vandeira, que é de Campo Grande, e dois peruanos seguiram para a montanha Artesonraju na quinta-feira (29) e estão desaparecidos desde domingo (1°). Operações de resgate são feitas no Nevado Artesonraju.

O montanhista e fotógrafo brasileiro Edson Vandeira, de 36 anos, está desaparecido, desde domingo (1°), quando deveria ter voltado ao local onde estava acampado. Edson subiu o Nevado Aresonraju, pico de 6.025 metros localizado na Cordilheira Blanca, no Peru, na quinta-feira (29).

Além do brasileiro, outros dois montanhistas peruanos, Pretel Alonzo Homer Efraín, 34 anos, e Picón Huerta Jesús Manuel, 31 anos, também estão desaparecidos. Uma equipe de guias na montanha fazem buscas pelo trio.

O presidente da Associação de Guias de Montanha do Peru, Beto Pinto Toledo, confirmou o desaparecimento de três montanhistas. Segundo Toledo, o trio foi dado como desaparecido quando não retornaram a um acampamento base ao longo da rota de escalada para passar a noite.

O presidente da associação informou que equipes especializadas do Departamento de Resgate em Alta Montanha (DEPSAN), do Peru atuam nas buscas, que foram intensificadas na região com uso de drones e apoio de montanhistas experientes.

O trio tinha como objetivo completar uma rota técnica ao cume da montanha, localizada dentro do Parque Nacional Huascarán, uma das áreas de montanhismo mais desafiadoras dos Andes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *