Força-tarefa prende 165 homens no RJ por violência contra a mulher

Operação Shamar acontece em todos os estados.

A Polícia Civil prendeu 165 homens no Rio de Janeiro desde o início do mês na Operação Shamar — 28 somente nesta quinta-feira (7) —, em uma força-tarefa nacional de enfrentamento à violência contra a mulher.

A operação conta com a participação de todas as delegacias do estado e é realizada em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.

De acordo com a delegada Gabriela Von Beauvais, a operação começou no dia 1º de agosto e seguirá até 4 de setembro.

“Datas simbólicas como hoje são importantes para reforçarmos o enfrentamento à violência contra a mulher e esclarecer algumas questões”, disse a delegada.

Prisões

 

Entre os presos desta quinta-feira (7) está um homem de 45 anos, detido por agentes da Delegacia da Mulher de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Ele é acusado de descumprir uma medida protetiva. De acordo com a vítima, o homem se recusava a deixar a residência da família e impedia que ela e os filhos retornassem ao local.

Ainda em São João de Meriti, outro homem, de 44 anos, foi preso após agredir brutalmente a própria irmã. A vítima relatou ter sofrido socos, estrangulamento e ameaças de morte.

Em Cascadura, na Zona Norte do Rio, a polícia prendeu um homem acusado de agredir a companheira dentro de casa por ciúmes.

Patrulha Maria da Penha

 

A major Bianca Ferreira, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, destacou o papel da fiscalização das medidas protetivas.

“Há 6 anos o Estado do Rio consolidava uma política pública de enfrentamento à violência doméstica e familiar com o programa Patrulha Maria da Penha, que veio com a missão clara: proteger, acolher e garantir direitos para essas mulheres”, afirmou.

 

Segundo ela, mais de 300 mil mulheres já foram atendidas no estado, sendo 105 mil diretamente pela patrulha, com acompanhamento diário. Desde a criação do programa, mais de 880 homens foram presos, a maioria por descumprir medidas protetivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *