Festival Literário Energia para Ler lança sua 5ª Temporada na próxima segunda (4), na Biblioteca Parque Estadual
Evento celebra o protagonismo da cultura fluminense e chega a mais 10 cidades do interior com programação gratuita, distribuição de livros e presença de artistas nacionais
O Rio de Janeiro, atual Capital Mundial do Livro segundo a UNESCO, será palco do lançamento da 5ª Temporada do Festival Literário Energia para Ler, na próxima segunda-feira (4), às 13h30, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio. O Festival, que já passou por 35 cidades fluminenses nos últimos anos, chega agora a mais 10 municípios do interior, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da cultura e da educação em todo o estado.
A cerimônia de abertura contará com a presença da escritora e musicista Bia Bedran, dos autores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, além de autoridades estaduais, municipais, representantes de instituições patrocinadoras e fazedores de cultura. O Festival é realizado pela Motivos Produções e patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e pela Enel Distribuição Rio, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Este ano, o tema do Festival será “Vida é fazer todo sonho brilhar”, e a programação destacará a valorização dos artistas locais com apresentações de grupos de teatro, música, dança, artes visuais e literatura, além de alunos das redes municipais de ensino. Haverá ainda o Concurso das Artes Luzes da Cidade, que premiará produções em desenho, poesia e audiovisual com bicicletas, tablets e celulares.
Além disso, o Festival distribuirá gratuitamente cerca de 30 mil kits literários para alunos e professores dos municípios contemplados, oferecendo uma programação diversa e totalmente gratuita, com classificação livre, oficinas, palestras, atividades culturais e uma biblioteca interativa com mais de 5 mil títulos disponíveis para leitura e compra.
“O Energia para Ler é mais do que um festival literário. É um movimento de transformação, que promove o acesso à cultura e à leitura nos lugares mais diversos do nosso estado. A cada edição, vemos o brilho nos olhos de crianças, professores e artistas locais que têm sua arte reconhecida e celebrada. Isso nos move”, destaca Cristina Bastos, produtora do Festival.
Entre os nomes confirmados na temporada estão, além de Bia Bedran, o ator Tiago Lacerda, a ex-ginasta Daniele Hypólito, o ator Ricky Tavares, e os escritores Sônia Rosa, Flávio Valadares e Rodrigo Lobo. O primeiro município a receber o Festival, entre os dias 12 e 14 de agosto, será São José de Ubá. Adiante o Festival chegará a Carmo, Petrópolis, Bom Jardim, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Duas Barras, Conceição de Macabu, Cachoeiras de Macacu e Carapebus.