Mais de 50 artistas fazem produções ao vivo nas ruas do bairro histórico
A arte tomou conta das ruas de Santa Teresa, na Região Central do Rio, nesta semana. Desde o dia 14, o bairro é palco da segunda edição do Festival de Arte Urbana (FAUST). O evento vai até domingo (17).
O festival reúne mais de 50 artistas, muitos deles moradores locais, que realizam produções ao vivo em diferentes espaços do bairro histórico, utilizando técnicas de azulejaria, grafite, mosaico e colagens.
O público pode acompanhar de perto o processo criativo e trocar experiências com nomes como Airá, Ana Cris Souza, Andréa Aires Imbirib, Anna Wojto, Rafa Mon, Thiago Molon, Toz, Will e LF ZOD.
No Bar do Mineiro, a artista Rafa Mon fez um painel em homenagem ao fundador do estabelecimento, Diógenes Paixão. “Pintar o Diógenes foi um mergulho na alma de Santa Teresa, uma emoção profunda ao dar cor à memória de alguém que viveu a arte, celebrou a cultura e transformou o Bar do Mineiro num refúgio boêmio tão querido. Ele sempre enfeitava o bar com antúrios e cravos, suas flores favoritas, e essa tradição foi mantida pela família, que hoje administra o estabelecimento e por isso coloquei na arte do mural”, disse a artista em entrevista ao DIA.
Segundo Rafa, o festival está transformando o bairro e outros artistas. “Ele movimenta o turismo, fortalece a economia local e coloca a arte urbana em evidência. É um evento de enorme importância para a cidade, mas que ainda precisa de maior reconhecimento e apoio do poder público, especialmente da prefeitura”, finalizou.
Produzido pela Associação do Polo Gastronômico, Turístico e Cultural de Santa Teresa (AmeSanta), o evento conta ainda com pratos especiais preparados por bares e restaurantes do bairro, e uma programação como rodas de conversa, oficinas interativas e shows no parque Glória Maria e no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo com apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio.
Confira a programação completa no site.