Enel investe 28,1 milhões em melhorias na rede elétrica de Angra dos Reis e Ilha Grande
Mais de 27 quilômetros de redes estão sendo substituídos ou adequados, incluindo intervenções no continente e na Ilha;
Equipamentos de Telecontrole vão permitir gestão remota da rede, minimizando impactos em casos de interrupção do fornecimento;
Subestações Jacuacanga e Angra dos Reis passam por modernização que ampliarão suas capacidades e a possibilidade de atendimento a futuras demandas da região.
A Enel Distribuição Rio está realizando um conjunto de intervenções na rede elétrica de Angra dos Reis com o objetivo de modernizar a rede e melhorar continuamente o fornecimento de energia para os clientes da região. Entre as ações já em andamento, estão a substituição ou adequação de mais de 27 quilômetros de redes, sendo cerca de 12 quilômetros no continente e mais de 15 quilômetros na Ilha Grande, e o reforço das ações de manutenção preventiva. No continente, a empresa vai praticamente dobrar o número de ações de manutenções preventivas e de podas de árvores em 2024, em comparação com 2023. Na Ilha Grande, a empresa está aumentando em 70% o número de manutenções preventivas e em 60% o número de podas de árvores na Ilha este ano em relação ao ano anterior.
A empresa também está instalando novos dispositivos de telecontrole no continente e na Ilha, que permitem isolar trechos de rede com eventuais falhas e religar instantaneamente a energia para a maioria dos clientes afetados em casos de interrupções.
Os investimentos englobam ainda a modernização das subestações Jacuacanga e Angra dos Reis, que recebem energia do Complexo Nuclear da cidade. Com as obras, que devem ficar prontas até o fim deste ano, as duas unidades terão maior capacidade para atender a um futuro aumento de demanda com o crescimento da região.
“Pelas características da região, algumas ações envolvem um trabalho de grande complexidade, como é o caso das intervenções na Ilha Grande, que abriga muita vegetação e onde não temos acesso a veículos em muitos trechos. Também é preciso considerar todo o cuidado que temos que ter para evitar ao máximo impactar o ecossistema local”, ressalta José Luis Salas, diretor de Infraestrutura da Enel Rio. “Estamos investindo pesado para elevar a qualidade do serviço de fornecimento em Angra”, afirma.
Obras avançam na Ilha Grande
Como parte das intervenções na Ilha, a Enel trabalha para concluir a melhoria em 15,2 km de rede entre as localidades de Vila de Abraão e Provetá. Destes, 4,2 quilômetros de redes já foram concluídos ao longo de Saco do Céu, Praia do Matariz, Praia do Longa e Freguesia de Santana. Outros 3,2 Km serão construídos para formar o Arco da Praia. Para garantir a estabilidade do serviço na ilha, a distribuidora também prevê a ampliação da base geradora da Vila do Abraão, com a instalação de quatro grupos geradores, mais que dobrando a carga atual. Na Vila de Provetá, será instalado um novo transformador, de capacidade 60% maior. Ao todo, mais de 250 postes serão instalados considerando todas as intervenções na Ilha.
A Enel disponibilizou ainda um caminhão cesta aérea para para as vilas do Abraão e Dois Rios, mais uma ação que integra o Plano de Manutenção Preventiva da Ilha Grande. Até o momento, já foram realizadas mais de 1.497 Podas de árvores e 67 manutenções em equipamentos e componentes da rede elétrica
Reforço da rede de atendimento e apoio a projetos locais beneficiam toda a população
Além de investir na infraestrutura do sistema elétrico e trabalhar para melhorar a qualidade do serviço, a Enel também se preocupa em atender bem os clientes e impactar positivamente a região por meio de projetos sociais e de sustentabilidade. Recentemente, a loja do município foi reformada e um novo posto de atendimento da Enel foi inaugurado no Parque Mambucaba. Isso sem mencionar os projetos culturais realizados na região, como o Campeões da Areia (atividades esportivas para crianças), a Festa Internacional de Teatro (FITA) e o Festival Enel Por Você, que beneficiam milhares de clientes da região.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.