Educadores de Japeri recebem ferramentas pedagógicas e formação para o uso prático nas escolas  

Materiais vão auxiliar no atendimento a crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, como autismo (TEA), TDAH e deficiência intelectual
Em um dia marcado por descobertas, entusiasmo e partilhas, professores de salas de recursos e profissionais do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAE) participaram de uma formação sobre o uso dos materiais Montessori, que vão auxiliá-los no dia a dia. A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação para orientar o uso prático dos kits que agora fazem parte do cotidiano das 34 unidades escolares da rede que oferecem atendimento especializado. O subsecretário de Educação, Renan Schiavo, esteve presente e ressaltou a importância do avanço e melhorias para o desenvolvimento das crianças.

 

Durante a formação, os educadores conheceram diversos recursos que estimulam coordenação motora, atenção, reconhecimento de formas e cores, linguagem, raciocínio lógico, entre outras habilidades fundamentais para o processo de aprendizagem. Itens como placas com fechaduras, torneiras, maçanetas, quadros de rotina, formas geométricas, escadas, caixas sensoriais, ábacos e kits de trânsito foram apresentados com sugestões de atividades e estratégias para o uso em sala.

 

A coordenadora da Orientação Educacional do município, Danielle Pavier, reforçou o impacto positivo que os materiais trarão para o trabalho pedagógico: “Estamos tendo um dia de conquista para a educação especial. Esses materiais nos ajudarão a manter uma constância no trabalho com as crianças, contribuindo para que o aprendizado aconteça de forma eficaz,” disse.

 

Quem também celebrou a novidade foi a professora Juliana Coutinho, da sala de recursos da Escola Municipal Professora Celita Rodrigues: “Estou na rede desde 2005 e fico muito feliz em ver esse avanço. Os materiais chegaram com excelência e em um momento muito necessário. Estou animada para colocá-los em prática,” declarou.

 

A pedagogia Montessori é reconhecida mundialmente por valorizar a autonomia, a liberdade com responsabilidade e o desenvolvimento individual das crianças. A entrega dos materiais representa um avanço importante na estrutura oferecida pela rede municipal para atender estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento e outras necessidades educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *