CPI das câmeras vai ouvir empresas responsáveis pela instalação de sistemas de videomonitoramento no Estado

Chamada de CPI das Câmeras, a Comissão Parlamentar de Inquérito que apura a implementação e o funcionamento de sistemas de câmeras em locais públicos vai ouvir nesta segunda-feira (11/08) representantes das empresas Gabriel Tecnologias e do Grupo Guardião Serviços Especializados, que são responsáveis pela instalação de sistemas de videomonitoramento no Estado. Também foi convidado o secretário municipal de Desenvolvimentos Urbano e Licenciamento do Rio, Gustavo Guerrante. A reunião será realizada, às 10h, na sala 1808, do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense, localizado na Rua da Ajuda, nº 5, no Centro do Rio, com transmissão ao vivo pela TV Alerj.

A comissão pretende, além de investigar o uso de imagens de videomonitoramento por empresas privadas e órgãos públicos, apurar a ação de cooperativas que atuam na recuperação de veículos roubados. Entre os principais alvos está o sistema de monitoramento conhecido como “Gabriel”, que possui câmeras instaladas em diversos pontos do Rio de Janeiro.

Segundo o presidente da Comissão, Alexandre Knoploch (PL), a empresa responsável pela operação não possui licenciamento específico da prefeitura, embora alegue que não há impeditivos legais para sua atividade.

“A CPI será de uma importância muito grande porque vamos lidar com temas que a sociedade não está vendo. Ela só vê o benefício das câmeras, que é o registro do delito. Mas vamos apurar o que as empresas estão fazendo com estes áudios e imagens registradas e investigar a cooperativa de seguradoras de veículos, como as empresas de segurança que podem fazer chantagens a condôminos, por exemplo”, disse Knoploch.

Confirmaram presença na reunião o diretor executivo da Gabriel Tecnologia Ltda, Erick Castiglioni Coser, e o sócio administrador do Grupo Guardião Serviços Especializados Ltda, Marcelo Lopes de Paula, além de especialistas em proteção de dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *