Colômbia vence Argentina nos pênaltis, avança à final da Copa América feminina 2025 e obtém primeira cota Olímpica em LA28
A primeira vaga dos Jogos Olímpicos LA28 teve tensão, equilíbrio, luta e só foi decidida nos pênaltis nesta segunda-feira, 28 de julho. No fim, a seleção da Colômbia levou a melhor sobre a Argentina na semifinal da Copa América feminina 2025 e, além de avançar à final, obtém a primeira cota Olímpica disponível.
Na semifinal do principal torneio de futebol feminino da América do Sul, as colombianas venceram por 5 a 4 nos pênaltis após empatarem no tempo regulamentar em 0 a 0. Um roteiro ainda mais dramático ao da última edição do torneio, em 2022, quando o país também eliminou as rivais na semifinal, mas com uma vitória magra de 1 a 0.
Como os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) têm autoridade exclusiva sobre a representação de seus respectivos países nos Jogos Olímpicos, a participação dos atletas nos Jogos Olímpicos LA28 depende de seus CONs selecioná-los para representar sua delegação em LA28.
A Copa América feminina 2025 é o primeiro evento a distribuir vagas aos Jogos Olímpicos LA28. As duas melhores seleções asseguram uma cota cada no futebol feminino. Com a classificação à final, a Colômbia assegura sua quarta participação Olímpica na modalidade. Antes, o país esteve presente em Londres 2012, Rio 2016 e Paris 2024.
Agora, as colombianas buscam o título inédito da competição continental. A equipe conquistou o vice-campeonato em três oportunidades nas últimas quatro edições (2010, 2014 e 2022). Na última edição, perdeu a final para o Brasil por 1 a 0. A seleção brasileira é a maior campeã, com oito títulos em nove edições – perdeu apenas em 2006 para a Argentina.
A segunda vaga Olímpica do continente no futebol feminino será definida a partir da outra semifinal nesta terça-feira, 29 de julho. O Brasil, primeiro colocado do Grupo B, enfrenta o Uruguai, segundo do Grupo A, a partir das 21h (fuso horário de Brasília) no estádio Rodrigo Paz Delgado.