Codin promove a quinta edição do Fórum do Secretariado de Desenvolvimento Econômico na Região dos Lagos
A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) promoveu, na última sexta-feira (11/07), a quinta edição do Fórum do Secretariado de Desenvolvimento Econômico na Região dos Lagos. Após quatro encontros, realizados em São Pedro da Aldeia, Silva Jardim, Cabo Frio e Armação dos Búzios, a conferência reuniu os secretários de Desenvolvimento Econômico das Baixadas Litorâneas, em Araruama. O evento, focado no debate sobre o fortalecimento dos setores produtivos regionais, aconteceu na Câmara Municipal.
— A valorização das vocações regionais é uma diretriz central da gestão do governador Cláudio Castro. O Fórum do Secretariado cumpre um papel estratégico nesse processo ao promover a articulação entre diferentes esferas de governo. Quando atuamos de forma integrada, conseguimos acelerar ações que estimulam o ambiente de negócios, ampliam as oportunidades de emprego e impulsionam o crescimento econômico nos municípios — afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.
Uma das metas do projeto inovador da Codin, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (SEDEICS), é aproximar ainda mais o Governo do Estado dos principais agentes que impulsionam o desenvolvimento econômico no território fluminense. Segundo o presidente da Codin, Fábio Picanço, a continuidade dos encontros com representantes da Região dos Lagos permite aprofundar temas tratados em plenárias anteriores do fórum.
— Nosso objetivo é consolidar uma rede colaborativa entre o Governo do Estado, as prefeituras e instituições parceiras, como a Firjan, para construirmos soluções integradas e promovermos o desenvolvimento regional. A criação de um grupo de trabalho contínuo fortalece nossa capacidade de atuação, ajuda a remover obstáculos e estimula o avanço das atividades econômicas locais — destacou Picanço.
Além dos secretários de Desenvolvimento Econômico dos territórios, o projeto conta com a participação de mandatários de outras pastas ligadas ao setor, representantes de instituições parceiras como a Firjan, Sebrae-RJ, Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – Detro-RJ e as prefeituras locais.
— Cada iniciativa que fomenta o empreendedorismo, atrai novos investimentos e gera empregos de forma estratégica é uma semente plantada no presente para um futuro mais digno e estruturado. Araruama tem potencial para crescer, e ações como essa são fundamentais para pavimentar esse caminho – concluiu o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Araruama, Thiago Moura.