Centro de Controle Operacional é oficialmente inaugurado em Mesquita

Com a presença do senador Flávio Bolsonaro, equipamento, que já vinha em fase de implementação, teve cerimônia de entrega neste dia 15

 

Em Mesquita, o Centro de Controle Operacional teve sua inauguração oficial na tarde desta sexta-feira, dia 15 de agosto. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades políticas, como o senador Flávio Bolsonaro, o prefeito de Mesquita, Marotto Miranda, e o secretário municipal de Relações Institucionais, Jorge Miranda, além de moradores, que aproveitaram a oportunidade para conhecer as instalações do prédio de monitoramento da cidade. Apesar da presente inauguração, o equipamento público já vinha funcionando em fase de implementação desde julho do ano passado. Isso permitiu que os profissionais aprendessem a manusear as tecnologias, passando por diferentes capacitações ao longo desse período.

 

“O CCO não é apenas um equipamento tecnológico, ele é um equipamento que auxilia, integra e mitiga o tempo de resposta aos serviços prestados à população. Porque uma vez que tomamos ciência prévia de movimentações suspeitas, conseguimos encurtar e facilitar o processo de comunicação entre as equipes. Nós, na coordenação, somos apenas pontos focais, mas existe toda uma equipe nos bastidores, de operacional e administrativo. E o CCO só está iniciando. É só o início de uma caminhada, onde já pudemos ver o investimento em segurança pública valer a pena. E quem ganha com isso é a população”, esclarece Renata Paranhos, subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania e coordenadora-geral do Centro de Controle Operacional de Mesquita. Ela exerce a função ao lado de Guilherme Barros, como coordenador-adjunto.

 

O Centro de Controle Operacional, conhecido também pela sigla CCO, fica responsável por monitorar a cidade 24 horas por dia, sete dias por semana, colaborando para a redução dos delitos, a boa fluidez no trânsito, a organização do ordenamento urbano e o planejamento estratégico da Defesa Civil Municipal. Esses resultados se tornam possíveis graças à integração de setores essenciais para o bem-estar do cidadão, uma vez que a equipe principal é composta por um agente de trânsito, um da Guarda Civil Municipal e outro de CFTV (Circuito Fechado de Televisão), além de uma meteorologista e profissionais de Tecnologia da Informação.

 

Prefeito de Mesquita, Marotto Miranda marcou presença na inauguração, frisando a colaboração do CCO para a promoção da proteção na cidade e o aumento da sensação de segurança nas ruas. “Quero agradecer a todos os servidores que acreditaram nesse projeto. Hoje, finalmente estamos vendo o fruto disso. O resultado vem sendo mostrado em um formato concreto. É mais um equipamento público entregue, que vai ajudar a melhorar a vida dos cidadãos mesquitenses”, garante.

 

Tecnologia de ponta

 

O prédio, localizado na Rua Oscar Soares 20, em Juscelino, recebe imagens das mais de 80 câmeras de vigilância, instaladas em pontos estratégicos do município. Atualmente, o monitoramento do videowall de mil polegadas é realizado por 14 profissionais em esquema de revezamento. Além de contribuir para evitar casos de delitos, a prática auxilia no controle da entrada, circulação e saída de veículos nas vias da cidade. Algumas câmeras contam com reconhecimento facial e LPR, recurso que identifica dados e placas de veículos. Ademais, a vigilância também é exercida pelos drones, que servem para captar imagens em locais onde as câmeras não alcançam. A cidade tem três desses equipamentos, sendo um deles com sensores RGB e termal, possibilitando localizar regiões, pessoas e objetos a partir da temperatura que emitem.

 

“Sempre fui defensor do município ser protagonista desse sistema, no qual vemos as coisas funcionando na prática, isso com o uso de tecnologia. Para mim, não tem outro caminho para melhorarmos a segurança no Brasil inteiro, a não ser dessa forma que estou vendo em Mesquita. Já me comprometi em auxiliar aqui, com recursos federais. Buscar lá para que haja uma integração desse sistema com o córtex e, assim, fique ainda mais automatizado. Essa é uma obrigação nossa, enquanto governos públicos: devolver para a população equipamentos de qualidade, especialmente na segurança pública”, pontua o senador Flávio Bolsonaro.

 

Integração no trabalho

 

A atuação no CCO não se restringe apenas ao regimento interno, mas recebe o apoio de agentes do âmbito público municipal, como da Defesa Civil de Mesquita e da Subsecretaria Municipal de Assistência Social, e da esfera estadual, caso da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Essa integração acontece para garantir a eficácia das atuações em prol da segurança dos moradores e do território mesquitense.

 

Hoje como secretário municipal de Relações Institucionais, Jorge Miranda vê a concretização de uma proposta que nasceu lá atrás, enquanto ainda ocupava o cargo de prefeito na cidade. “Neste momento, o sentimento é de gratidão a todos que fizeram parte da realização do CCO, especialmente as parcerias políticas que ofereceram investimento para que esse projeto tornasse possível. Posso citar o governador Cláudio Castro, também com o Rodrigo Abel, o deputado federal Renato Miranda e o próprio senador Flávio Bolsonaro. Todos os dias, a equipe municipal se empenha em buscar recursos, a fim de continuar fazendo desta, uma cidade boa, onde os serviços, de fato, funcionam”, expressa Jorge.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *