Brasil tem quatro restaurantes entre os melhores do mundo; veja quais são
The World’s 50 Best Restaurants revelou lista que vai do 51º ao 100º lugar e inclui quatro restaurantes do país. Primeiros 50 colocados serão revelados em 19 de junho.
Os restaurantes brasileiros TUJU, Evvai e A Casa do Porco, da cidade de São Paulo, e Oteque, no Rio de Janeiro, estão entre os 100 melhores do mundo, de acordo com o The World’s 50 Best Restaurants.
Eles ficaram na chamada lista estendida, que inclui as posições entre 51 e 100. O top 50 será revelado em 19 de junho e pode incluir outros restaurantes do país. O prêmio é organizado anualmente pela britânica William Reed, do setor alimentício.
O melhor colocado foi o paulistano TUJU, que fez sua primeira aparição na premiação, com a 70ª posição.
Tanto o carioca Oteque (81º) quanto A Casa do Porco (83º) tiveram queda na lista em relação ao ano passado, quando apareceram, respectivamente, na 37ª e 27ª posições e apareceram no top 50.
O outro brasileiro que figura na lista é o também paulistano Evvai, que ficou em 95º.
Esses quatro estabelecimentos estiveram entre os 50 melhores restaurantes da América Latina no ano passado, segundo o Latin America’s 50 Best Restaurants, outra premiação da William Reed.
Em 2024, a premiação escolheu o Disfrutar, restaurante em Barcelona, como o melhor do mundo. O espaço, fundado em 2014, oferece menus de degustação adotando características do Mediterrâneo.
O TUJU está no bairro Jardim Paulistano, em São Paulo, e é liderado pelo chef Ivan Ralston. Especializado em gastronomia sazonal paulista, ele oferece menus de degustação com 10 pratos, homenageando as estações do ano.
Segundo o The World’s 50 Best Restaurants, o local se destaca “pela combinação perfeita de culinária criativa e serviço excepcional” e utiliza “ingredientes de origem local por meio de técnicas criativas”.
O Oteque, do chef Alberto Landgraf, fica em Botafogo, no Rio de Janeiro. O espaço, que tem a cozinha aberta e um bar em suas extremidades, é especializado em pratos à base de frutos do mar.
Segundo a premiação, Landgraf combina técnicas de culinária aprendidas no Japão e em Londres para criar um “menu minimalista onde simplicidade e sofisticação se encontram, com foco em textura, acidez e temperatura”.
Aberto em 2018, o estabelecimento já tinha sido eleito o 20° melhor da América Latina em 2023, no ranking Latin America’s 50 Best Restaurants.
A Casa do Porco
O restaurante fundado pelos chefes Janaína Torres Rueda e Jefferson Rueda fica na República, no centro de São Paulo. Ele tem menu de degustação com carne de porco e legumes cultivados no Sítio Rueda, fazenda de Janaína e Jefferson em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo.
A premiação destaca que A Casa do Porco adaptou-se, nos últimos anos, “às novas necessidades alimentares, introduzindo um menu vegetariano com um sabor tão bom quanto o original”.
Não é a primeira vez que o estabelecimento aparece na lista. Ele ficou em 27º lugar no ano passado e chegou até o top 10 em 2022, quando ficou na sétima posição.
Localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, Evvai combina a culinária italiana com ingredientes brasileiros. Ele é comandado pelo chef Luiz Filipe Souza, que abriu o restaurante em 2017.
Segundo o The World’s 50 Best Restaurants, o chef criou a expressão “culinária oriundi” no Evvai, uma referência aos descendentes de italianos espalhados pelo mundo que se traduz, na cozinha, em “pratos inspirados por imigrantes”.