Atenção Primária à Saúde promove capacitação do Agosto Dourado

Encontro reuniu profissionais para ampliar conhecimentos e reforçar a rede de apoio às mães e bebês
O mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, é dedicado à promoção do aleitamento materno. Apesar de ser um desejo para muitas mulheres, a amamentação também pode representar um desafio, especialmente nos primeiros dias de vida do bebê, quando mãe e recém-nascido ainda estão se adaptando.

Para garantir que esse momento seja vivido com mais segurança e amparo, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu na última sexta-feira, (8), no auditório do Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira, uma capacitação voltada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde.

O encontro reuniu médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, com o objetivo de reforçar a rede de apoio às mães, esclarecer dúvidas e oferecer orientações sobre os benefícios da amamentação. Entre eles, estão a proteção contra diversas doenças, melhor desenvolvimento da fala, fortalecimento do vínculo entre mãe e filho e, sobretudo, o fornecimento de todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável do bebê, principalmente o leite materno, considerado a primeira vacina natural, acessível, gratuito e completo para suprir as necessidades do recém-nascido.

A subsecretária de Saúde, Helen Santos, destacou a importância de investir na qualificação das equipes. “Colaboradores capacitados refletem diretamente em uma população bem assistida. Nosso compromisso é cuidar do povo de Japeri com respeito e dignidade, oferecendo o melhor apoio possível às mães e seus bebês. Por isso, todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estarão realizando encontros para fortalecer esse vínculo das mães com a rede de apoio”, afirmou.

A palestra foi conduzida pela enfermeira Renata Lages, que apresentou a Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), com o programa que busca a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno por meio da mobilização das Unidades Básicas de Saúde com a adoção dos ‘Dez Passos para o Sucesso da Amamentação’. Além de reforçar com exemplos em peitos de crochê, a massagem, a cura de feridas e os cuidados em geral da amamentação.

“Nós, profissionais de saúde, precisamos desmistificar crenças, como a de colocar casca de banana no peito dolorido, com fissuras ou machucados. O recomendado é utilizar o próprio leite materno. Essa e outras mudanças de cultura, só são possíveis com acolhimento e confiança, e é por isso que a nossa atuação é tão importante”, explicou Renata.

Ao longo do mês, todas as Unidades Básicas de Saúde de Japeri estarão realizando ações do Agosto Dourado, com rodas de conversa, orientações e atividades voltadas ao fortalecimento da rede de apoio às mães e bebês.

O cronograma inclui:

08/08 – 9h: PAISMCA/AB
11/08 – 9h: Casa da Mulher
15/08 – 9h: Santa Amélia e Delamare
21/08 – 9h: Alecrim | 10h: Chacrinha
22/08 – 9h: Maraba | 10h: Benedicta Rosa II
25/08 – 10h: Vila Central
26/08 – 9h: São Sebastião
27/08 – 9h: Rio D’Ouro e Guandu
28/08 – 10h: Nova Belém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *