Agosto Dourado: reportagem especial mostra como o leite materno pode salvar vidas

Agosto marca o mês de mobilização e conscientização da importância do leite materno, por isso ficou conhecido como Agosto Dourado. E a amamentação é o tema da Reportagem Especial que vai ar na próxima quarta-feira (06/08), às 20h. Um ato aparentemente natural, que exige preparo, apoio, conscientização e que pode salvar vidas e que é a forma mais segura de alimentar um bebê nos primeiros meses. E que vai muito além da nutrição, porque estabelece contato e vínculo importantes, entre mães e filhos.

No programa vamos mostrar, além dos benefícios do leite materno para a saúde das crianças e das mães, o trabalho de quem se dedica a incentivar a prática da doação. Essa é a rotina no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fiocruz, que fica no bairro do Flamengo.

O hospital público é referência para a política nacional de aleitamento materno e, desde 1987, atua na rede brasileira de bancos de leite humano, do SUS. É um dos 18 bancos presentes no Rio de Janeiro, que no primeiro semestre de 2025, atenderam mais de 81 mil mulheres. Entre elas, Jéssica Tâmara de Paula, que veio de Valença, no Sul do estado, a 150 km da capital em busca de atenção para o filho Nicolas, nascido após 33 semanas e dois dias de gestação.

Além da prematuridade, o menino ficou internado numa UTI neonatal depois de passar por um procedimento cirúrgico no intestino. E toda a alimentação que ajudou na recuperação e volta para casa foi garantida no Fernandes Figueira graças à doação de outras mães que ajudam a manter o estoque do banco de leite.

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou normas que protegem as lactantes e as doadoras. Uma delas, a Lei n° 8871/2025, assegura a qualquer pessoa doadora de leite materno prioridade no atendimento na rede de Saúde Pública Municipal; inscrição gratuita em concursos públicos realizados pelo município; e desconto em estabelecimentos de lazer ou cultura da cidade do Rio.

Toda a programação da emissora pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube da Rio TV Câmara ou pelo canal 10.3 da TV aberta. Confira outros destaques da semana:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *