Ações em comunidades da Ilha do Governador têm tiroteios, presos e morto

Comunidades da Ilha do Governador, na Zona Norte, foram palcos de tiroteios no início desta segunda-feira (18). A Polícia Militar realiza uma operação no Morro do Dendê e quatro homens já foram presos. Além disso, uma ação no Querosene terminou com suspeito morto. Criminosos usaram 12 ônibus como barricadas. Um coletivo foi incendiado.

De acordo com a PM, equipes do 17º BPM (Ilha do Governador), 22º BPM (Maré) e do 3º BPM (Méier) atuam no Dendê para coibir atuação de criminosos e retirar barricadas. O Instituto Fogo Cruzado e a plataforma Onde Tem Tiroteio (OTT) registraram disparos na região por volta das 6h.

Quatro homens já foram presos na ação. Policiais aprenderam quatro fuzis com eles, além de granadas, rádios comunicadores e coletes balísticos.
A operação gerou represália de criminosos, que utilizaram 12 ônibus como barricadas em diferentes pontos da região. Um coletivo da linha B28623 – 921 (Ribeira x Bancários) foi incendiado na Avenida Paranapuã, no Tauá. A via chegou a ser interditada para trabalho de bombeiros. Outro ônibus bloqueou o fluxo de veículos na Estrada da Cacuia.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus), já ocorreram 99 sequestros de ônibus este ano. Três coletivos foram incendiados.
“Mais uma vez reiteramos o apelo às autoridades de segurança pública, ressaltando a necessidade urgente de se tomar providências para devolver o direito de viver em paz da população carioca”, disse em nota.

Agentes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) conduziram quatro homens e dois adolescentes, que estavam com pedras na área onde os ônibus foram sequestrados, para a 37ª DP (Ilha do Governador). Equipes do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom) também atuam na região.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), duas clínicas da família que atendem a região do Dendê suspenderam as atividades externas, como as visitas domiciliares. O atendimento presencial segue sendo realizado.

Até o momento, a operação não causou impacto em unidades escolares da região.

Ônibus sequestrados e utilizados como barricadas

B28618 – 326 Bancários x Candelária
B28560 – 696 Praia do Dendê x Meier
B28702 – 2344 Bancários x Castelo
B28537 – 326 Bancários x Candelária
B32726 – 323 Bananal x Castelo
B10144 – 323 Bananal x Castelo
B10150 – 323 Bananal x Castelo
B10116 – 328 Bananal x Candelária
B10001 – 635 Bananal x Saens Pena
B10041 – 910 Bananal x Irajá – Via Fundão
B28728 – 2344 Bancários x Castelo

Linhas com desvios na região

323 – Bananal x Castelo – Via Cacuía/Linha Vermelha
327 – Ribeira x Castelo – Via Cocotá/ Linha Vermelha
328 – Bananal x Candelária – Via Cacuía
634 – Bananal x Saens Peña – Via Fundão/ Bonsucesso
635 – Bananal x Saens Peña – Via Fundão/Linha Vermelha
901 – Bonsucesso x Ribeira – Via Jardim Guanabara
SV901 – Bonsucesso x Bananal – Via Cacuia
910 – Bananal x Irajá – Via Fundão
326 – Bancários x Candelária
696 – Praia do Dendê x Méier

Confronto no Querosene

Durante a madrugada, policiais do 17º BPM se envolveram em um confronto com criminosos na comunidade do Querosene, no bairro Tauá. Um suspeito morreu após ser baleado.
Segundo a PM, os agentes perceberam um veículo suspeito saindo da região e tentaram abordá-lo. Contudo, os ocupantes atiraram contra a equipe, o que gerou uma troca de tiros. Um dos suspeitos conseguiu fugir a pé, mas outro foi baleado e socorrido a uma unidade de saúde da região. Ele não resistiu aos ferimentos.
Duas granadas, drogas e o carro do grupo foram apreendidos na ação. O caso foi registrado na 37ª DP (Ilha do Governador).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *