Um cinegrafista que se aventurou em um mergulho de teste no submersível Titan revelou um comentário “muito estranho” feito pelo CEO da OceanGate, Stockton Rush.
Brian Weed trabalhou para o programa de TV “Expedition Unknown”, do Discovery Channel em maio de 2021, quando embarcou no Titan. A “Insider” relatou a conversa que Brian teve com Rush.
“Bem, há quatro ou cinco dias de oxigênio a bordo”, disse o CEO da empresa.
“E se eles não o encontrarem?”, rebateu o cinegrafista.
“Bem, você está morto de qualquer maneira”, respondeu Rush.
O cinegrafista refletiu sobre o episódio:
“Parecia uma coisa muito estranha de se pensar, e parecia quase uma atitude niilista em relação à vida ou à morte no meio do oceano.”
Brian acrescentou que a atitude de Rush em relação à segurança parecia “cavalheiresca”, o que o deixou “desconfortável” desde o início. O mergulho de teste teve que ser abortado porque estava cheio de problemas mecânicos e de comunicação, de acordo com o cinegrafista.
“Todo aquele mergulho me deixou muito desconfortável com a ideia de descer às profundezas do Titanic naquele submersível”, lembrou Brian, que, por causa das suas preocupações com os riscos envolvidos, desistiu do projeto do documentário e a produção foi posteriormente cancelada.
Os cinco tripulantes do Titan, incluindo Rush, morreram após o submersível, que se dirigia aos destroços do Titanic no fundo do Atlântico Norte, implodir. A embarcação perdeu contato com o barco de apoio em 18 de junho. Os outros mortos foram o bilionário britânico Hamish Harding, Shahzada e Suleman Dawood, pai e filho paquistaneses, e o francês Paul-Henri Nargeolet, o maior especialista em Titanic.
Deixe um comentário