Polícia Militar faz operação contra guerra de criminosos nas comunidades do Fubá e Campinho
Uma escola da região foi fechada por conta da ação da PM nesta segunda-feira
Agentes do 9º BPM (Rocha Miranda) iniciaram na manhã desta segunda-feira (11) mais uma operação no morros do Fubá e do Campinho, na Zona Norte, com o objetivo de reprimir a movimentação de criminosos envolvidos nas disputas de facções nas comunidades. Ainda não há registro de prisões ou apreensões na ação.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas de uma escola municipal da região foram suspensas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, quatro unidades de atenção primária foram impactadas. Elas mantêm o atendimento à população, porém as atividades externas como as visitas domiciliares, foram canceladas.
Na noite deste domingo (10), houve registros de intenso tiroteio nas comunidades, que sofrem com a rivalidade e disputa por território entre a facção do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP).
Envolvidos presos
Na madrugada desta segunda-feira (11), policiais do 9° BPM prenderam três homens durante uma abordagem na Rua Maria Lopes, em Madureira, Zona Norte. Segundo a corporação, os militares receberam informações sobre a presença de um carro que estaria transportando criminosos armados envolvidos em disputas territoriais na comunidade do Campinho.
Após localizarem o veículo com as características descritas, os agentes realizaram as prisões. Com os homens foram apreendidos um fuzil, três carregadores, dois rádios transmissores e munições. A ocorrência foi registrada na 29ª DP (Madureira).
Comando Vermelho x Terceiro Comando Puro
A guerra territorial entre as facções Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP) já dura dois anos e foi intensificada após a morte de Kaio da Silva Honorato, conhecido como Kaioba, que seria líder da “Equipe Caos” e “artilheiro” do CV. Kaioba fazia parte do tráfico de drogas do Morro do Dezoito, em Água Santa. Segundo relatos, ele foi morto a tiros no Morro do Fubá, por bandidos do TCP.
O bandido seria responsável por comandar criminosos nas invasões aos Morros do Fubá e do Campinho, na disputa contra o TCP pelo controle do território.