Programa Rio Sem LGBTIfobia e Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT/RJ promovem 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos LGBTI+, no Rio de Janeiro 

 

Evento retorna após dez anos e debate sobre cidadania, visibilidade e enfrentamento à violência contra população LGBTI+

 

Celebrado como um momento histórico, o primeiro dia da 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos LGBTI+ foi marcado por arte, democracia e busca por equidade. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 06, na capital fluminense, após uma década de sua última realização.

 

– Chegamos até aqui após uma intensa e histórica jornada que percorreu 11 regiões do Rio de Janeiro, passamos por cidades pequenas e grandes, do interior à capital ouvindo as vozes da base: vocês. Escutando quem vive na pele os desafios, mas também constrói com garra e afeto as soluções. Em cada município vimos florescer um movimento vivo, pulsante e comprometido com os direitos da população LGBTI+. É essa força construída por muitas mãos que hoje se encontra aqui, nesta conferência – falou Ernane Pereira, superintendente de políticas LGBTI+ do Rio de Janeiro, em seu discurso, na cerimônia de abertura.

 

Durante o evento, planos estaduais foram apresentados e debatidos, reforçando a participação ativa do público na luta por direitos.

 

– A Conferência tem por si só uma grande importância, principalmente, porque nós só avançamos nestas políticas públicas no Brasil, a partir das conferências. É aqui que iremos pensar quem somos, o que fazemos, o que queremos falar e com quem queremos falar – pontuou o estilista, e fundador da Escola de Divines, Almir França.

 

A subsecretária de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, Aline Forasteiro, reafirmou o comprometimento da pasta na discussão de ações governamentais e no enfrentamento à discriminação e violência contra pessoas LGBTI+.

 

– A gente sabe do nosso compromisso e o quanto precisamos avançar. E reconhecemos que política pública se faz com orçamento público. Hoje, o Governo do Estado do Rio de Janeiro aumentou o orçamento do programa em 128%, isso é fruto de muito suor e de um comprometimento muito grande, que nos orgulha muito. E quando se fala de uma gestão pautada no diálogo, é isso o que nós queremos fazer, uma gestão positiva para todos.

 

O evento, que reuniu quase 700 pessoas no Centro de Convenções da Bolsa do Rio, é uma parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do programa Rio Sem LGBTIfobia e do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT/RJ, com cooperação técnica do Grupo Arco-Íris.

 

Os participantes puderam assistir ao Desfile de Moda Sustentável da Nova Coleção do EcoModa, a abertura das Exposições da Escola de Divines e também a atrações culturais como a cantora Leila Maria, o Coro de Câmara LGBTI+ do Rio de Janeiro e aos grupos Oni Ilu e Entre Elas; além de participar da Inauguração do Empodera LGBTQIA+: Feira de Empreendedorismo.

 

A 4ª Conferência vai até sábado, 9 de agosto, e continuará promovendo debates em prol dos direitos LGBTI+. 700 inscritos são esperados nos próximos dias.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *