Secretaria de Estado de Saúde e Conass realizam evento conjunto para a criação da Escola Estadual de Saúde Pública
O objetivo é fortalecer o SUS, com foco na formação e qualificação dos profissionais e fortalecimento de pesquisas científicas
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) elaborou junto do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) um conjunto de propostas para a implantação da Escola Estadual de Saúde Pública do RJ (ESP/RJ). O documento foi entregue à secretária Claudia Mello nesta terça-feira (29/07) na sede da Escola Técnica Izabel dos Santos (Etis), que abrigará a futura escola.
Atualmente, existem 21 escolas de Saúde em todo o país. Com base nas experiências bem sucedidas dos outros estados, a SES-RJ pretende lançar a ESP/RJ já no próximo ano, e que passará por uma expansão gradual. O próximo passo para a criação da escola é um projeto de lei que será enviado para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para votação.
“Estamos dando um passo importante rumo à criação da Escola de Saúde Pública do nosso estado. Nosso trabalho pretende qualificar a formação dos nossos profissionais do SUS. Estamos trabalhando para que em meses tenhamos uma estrutura organizada, pronta para formar esses profissionais”, afirmou a secretária Claudia Mello, que agradeceu o apoio do Conass na figura do assessor técnico Haroldo Pontes.
Além do Rio de Janeiro, o Conass tem apoiado outros estados. Na segunda-feira (28), na sede da Secretaria de Saúde, diferentes profissionais participaram de uma oficina para elaborar as propostas. Haroldo Pontes, assessor técnico da Área de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Conass, destacou que o projeto visa a compreensão por parte dos profissionais sobre todo o SUS.
A superintendente de Educação em Saúde da SES-RJ, Fernanda Fialho, orientou o trabalho desses diferentes grupos, que se dividiram para elaborar propostas de orçamento, gestão de pessoas e pesquisa. Outro ponto debatido no encontro foi a minuta de projeto para a elaboração da ESP/RJ, com a inclusão de base jurídica, competência, finalidades e organograma.