Forte terremoto na Rússia gera tsunami no Japão e alerta em países banhados pelo Pacífico

Um potente terremoto de magnitude 8,8 sacudiu nesta quarta-feira (30) o litoral russo da península de Kamchatka, onde várias pessoas ficaram feridas. O desastre provocou tsunamis no Japão, além de alertas em ambos os lados do Pacífico, incluindo Equador e Havaí.

O primeiro tsunami, de 30 centímetros, foi observado na costa japonesa, informou a emissora de televisão nacional “NHK”. A onda chegou à ilha japonesa de Hokkaido, no norte, e a “NHK” indicou que as ondas subsequentes poderiam ser muito maiores.

Japan right now as Tsunami waves begin.
It’s massive OMG#Tsunami #earthquake #Japan pic.twitter.com/tb45pYP1bc

— Saurabh Yadav (@saurabhydv676) July 30, 2025
Tsunamis também atingiram o próprio leste da Rússia, fazendo com que edifícios na cidade de Severo-Kurilsk ficassem submersos.

Além disso, alguns vídeos publicados nas redes sociais mostram o desespero de moradores com o terremoto. Em um deles, uma residência é filmada sendo chacoalhada por dentro, fazendo com que diversos objetos caíssem e que a mulher que gravava o vídeo gritasse de desespero.

Consequências na América

O tremor desencadeou advertências de ondulações de até três metros de altura nas costas do Pacífico, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico dos Estados Unidos, com sede em Honolulu, no Havaí.

Toda a costa norte-americana do Alasca à Califórnia, incluindo o Havaí, está sob alertas de tsunami de diferentes graus, segundo órgãos de controle do país.
Na América do Sul, Equador e Colômbia emitiram alertas de evacuação de áreas costeiras.

Região propícia a abalos

A península de Kamchatka é o ponto de encontro das placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte, o que torna esta região uma das áreas de maior atividade sísmica do planeta.
Essa magnitude é a mais alta registrada em Kamchatka desde 5 de novembro de 1952, quando um terremoto de classificação 9 praticamente no mesmo local desencadeou tsunamis devastadores em todo o Oceano Pacífico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *