Conselho de medicina proíbe uso de anestesia geral e sedação para fazer tatuagem

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu o uso de sedação, anestesia geral ou bloqueios anestésicos periféricos para a realização de tatuagens. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo com a resolução, a medida vale para procedimentos de todos os tamanhos e em todas as regiões do corpo. A exceção é no caso de tatuagens indicadas por médicos para reconstrução de partes do corpo.
A decisão acontece meses após o empresário e influenciador Ricardo Godoi, de 46 anos, morrer ao passar por uma anestesia geral para fazer uma tatuagem. Ele estava sendo atendido em um hospital particular de Itapema (SC). O caso aconteceu em janeiro deste ano.

O responsável pelo estúdio de tatuagem confirmou que Ricardo faleceu durante a sedação e intubação. De acordo com ele, Godoi havia feito o acompanhamento prévio, com bons resultados, com o mesmo anestesista que o sedou. A tatuagem não chegou a ser iniciada.

Prática comum entre famosos

Seja para evitar a dor ou para ter a sensação de finalizar logo, alguns famosos utilizam a anestesia para conseguir aguentar a sessão.

O funkeiro MC Daniel, de 26 anos, agitou a internet no ano passado após passar 7h fazendo tatuagens sob o efeito de anestesia, para não sentir dores. O cantor desenhou vários personagens nas costas, como os quatro integrantes de “As Tartarugas Ninja”, o Bob Esponja, Naruto, Pikachu e entre outros.

Além dele, outros famosos também recorreram à medicação para realizarem grandes tatuagens no corpo e não sentirem incômodo.

Com o uso de anestesia, MC Poze do Rodo cobriu as costas, mas em homenagem à favela e à sua religião. O desenho escolhido pelo artista mistura um leão com a imagem de Jesus Cristo, uma coroa de espinhos e suas iniciais, “PZ”.
O cantor Igor Kannário passou por um longo processo para realizar tatuagens. Nas redes sociais, ele compartilhou um vídeo do momento, realizado em centro cirúrgico, onde mostra que seis artistas foram responsáveis pelos desenhos. No registro, um anestesista ainda conta que acompanhou todo o processo.

Rafaella Santos, a irmã do jogador Neymar Jr., cobriu um desenho que tinha nas costas sob uso de medicação neste ano. Nas redes sociais da tatuadora, o resultado foi compartilhado, que mostra um leão e duas borboletas.

O DJ, modelo e ex-namorado de Madonna, Jesus Luz, utilizou anestesia para realizar duas grandes tatuagens no meio do ano passado. Em seu perfil nas redes sociais, ele compartilhou os melhores momentos da sessão e escreveu: “Gratidão máxima à equipe pela experiência”.

MC Cabelinho também revelou que tomou uma anestesia geral em uma das tatuagens. “Contratei uma equipe médica, fechei uma sala de cirurgia, os médicos disseram que era possível e eu tomei anestesia geral, dormi por 8 horas, fiquei entubado, porque era nas costas. Tatuei as costas toda”, explicou em entrevista ao “Na Piscina com Fê Paes Leme”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *