Enel Rio realiza projeto Energia Legal em Guapimirim e Cachoeiras de Macacu
Além de aproximar os serviços dos clientes, a iniciativa combate à fraude e o furto de energia elétrica;
Furtar energia é crime, prejudica o fornecimento de energia, pode causar acidentes e impacta diretamente o valor da tarifa.
Nesta edição, a Enel Rio também vai oferecer atendimento móvel, estande do consumo consciente e troca de lâmpadas.
O projeto Energia Legal, da Enel Distribuição Rio, chega nesta terça-feira (22) às cidades de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Estado. Até a próxima sexta-feira (25), os clientes Enel poderão contar com o atendimento móvel, o estande do consumo consciente e a troca de lâmpadas por modelos LED.
A iniciativa tem como objetivo combater a fraude e o furto de energia elétrica e conscientizar a população sobre os riscos e os prejuízos desta prática. Além disso, a Enel vai oferecer serviços, via atendimento móvel, que visam facilitar a vida do cliente, como troca de titularidade, religações, negociações de débitos com condições especiais, ligações novas, além de orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.
Em 81 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 29,7 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais nas 29 cidades por onde passou desde o fim de 2019.
Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além da previsão de pagar o valor total de consumo correspondente ao período em que ocorreu a irregularidade. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado e prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções, dificultando, por vezes, o retorno da energia elétrica.
Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em 5%.
Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, coloca a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para a Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Atendimentos e Consumo Consciente de Energia
Durante a iniciativa, os moradores de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma estrutura móvel de atendimento (endereços abaixo).
No atendimento móvel, os clientes poderão solicitar serviços como a segunda via de conta, troca de titularidade, pedido de ligação nova e parcelamento de dívida com condições especiais, entre outros.
Ao longo da ação, a Enel Rio também oferecerá dicas de segurança e de consumo consciente de energia e informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que dá descontos na conta de energia em relação à tarifa residencial normal.
O cliente também poderá realizar a troca gratuita de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por até cinco do modelo LED.
Unidade Móvel
Data: 23 de julho (quarta-feira)
Endereço: Rua Macionílio Ignácio, 82, Parada Modelo, Guapimirim (em frente a Paróquia Nossa Senhora Aparecida)
Horário: 8h30 às 17h
Data: 24 e 25 de julho (quinta e sexta-feira)
Local: Praça da Emancipação
Endereço: Rua Pulcherio Lopes, 182, Centro, Guapirimim
Horário: 8h30 às 17h
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.