Operação mira quadrilha que aplicava golpe de empréstimo em idosos

Uma quadrilha especializada em aplicar golpes de empréstimo consignado em idosos foi alvo de operação na manhã desta quarta-feira (16). Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão no Rio, na Baixada Fluminense, em Queimados e Nova Iguaçu, e na Região da Costa Verde, em Angra dos Reis.

De acordo com a Polícia Civil, o grupo tinha acesso a dados das vítimas. Para realizar a fraude, os suspeitos entravam em contato com elas e as enganavam, afirmando que poderiam quitar dívidas anteriores a partir de um novo pagamento para contas de terceiros.

Os idosos só descobriam o golpe no mês seguinte, quando a nova parcela do empréstimo era cobrada. Quatro pessoas procuraram as autoridades, mas segundo as buscas, outras vítimas podem ter sido alvos do grupo.

A Justiça autorizou bloqueios de R$ 500 mil dos envolvidos, além da quebra de sigilo de dados dos investigados.

O delegado do Consumidor, Wellington Vieira, explicou que a quadrilha buscava aposentados ou pensionistas para a fraude. “De alguma forma, os criminosos tinham acesso aos dados dessas pessoas e eles faziam o que chamaram de ‘higienização’, ou seja, procuravam perfil de aposentados que tinham costume de contratar empréstimos bancários. E aí, faziam contato com essas pessoas, iludiam, enganavam e direcionavam o valor do empréstimo para contas determinadas de outros criminosos”, disse, em entrevista ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo. Ele afirmou que as vítimas tiveram um prejuízo médio de R$ 80 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *