26ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro promove a conexão entre esporte e paisagens icônicas do Rio

Com apoio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, evento reunirá corredores de todo o mundo em uma celebração única de superação e beleza natural

 

A cidade maravilhosa se prepara para receber a 26ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, um evento de renome mundial que acontecerá no próximo domingo (18), a partir das 6h, com percursos que vão do leblon até o Aterro do Flamengo. Realizada com apoio do Governo do Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, a competição atrai corredores nacionais e estrangeiros, de diversas partes, todos em busca de uma experiência inesquecível. O evento reunirá aproximadamente 18 mil participantes, entre atletas de elite e amadores, que se dividirão nas três distâncias.

 

– A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, apoiada pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, não é apenas uma corrida; é um evento que promove o esporte, destaca a beleza natural da cidade e valoriza o turismo esportivo. A Lei de Incentivo ao Esporte desempenha um papel crucial ao possibilitar que eventos desse porte se consolidem, atraindo atletas de todo o mundo e fortalecendo a cultura esportiva no estado – disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

 

O percurso da meia maratona é desafiador e inspirador, abrangendo alguns dos cenários mais icônicos da cidade, como a Praia de Copacabana, o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Pão de Açúcar. Os participantes terão a oportunidade de desfrutar de vistas panorâmicas espetaculares enquanto percorrem cada quilômetro, tornando a corrida não apenas uma prova de resistência, mas também um deleite visual.

 

– Trata-se de um evento consolidado, com 26 edições e que deixou de ser realizado apenas uma vez em razão da pandemia. Já foi palco do Mundial de Meia Maratona, trazendo ao Rio de Janeiro alguns dos maiores nomes da modalidade e está entre as maiores provas do país. Além disso, movimenta o turismo da cidade, com mais de 45% dos participantes vindo de outros estados e países — destaca Thadeus Kassabian, diretor da Yescom.

A largada da corrida principal de 21K acontecerá às 06h50min no cruzamento da Avenida Delfim Moreira com a Avenida Borges de Medeiros, próximo ao Jardim de Alah, no Leblon. A chegada será na Praça Cuauhtemoc, no Aterro do Flamengo, local onde também se darão as largadas das provas de 5K e 10K às 06h30min.

 

A corrida, que é considerada a melhor prova do Brasil na distância, e detém o título de ser a primeira a realizar o Campeonato Mundial de Meia Maratona junto a uma prova de grande público, reflete o comprometimento do Rio de Janeiro com a promoção de atividades esportivas de alta qualidade. A 26ª edição da meia maratona é um marco no calendário esportivo brasileiro e internacional, reafirmando a cidade como um polo global para eventos de grande porte. Quarto colocado na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro do ano passado, o paulista Ederson Vilela vive a expectativa de pódio em 2024. Após vencer a Maratona de Curitiba em 2023 e, neste ano, ele foi o terceiro colocado e melhor brasileiro na Maratona Internacional de São Paulo e também na Maratona do Rio de Janeiro.

 

– Nesta temporada, estou focando mais em provas longas e uma meia maratona é sempre importante. Minha expectativa é positiva, pois venho fazendo bons treinos e espero conseguir melhorar meu resultado do ano passado – afirma o atleta do EC Pinheiros, campeão pan-americano de 10k nos Jogos de Lima 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *